Tutora avalia Programa Mais Médicos e explica ampliação no PI

O Programa Mais Médicos irá ampliar seu atendimento para 31 municípios no Estado. A tutota do programa no Piauí, Dorcas Costa afirmou que as estatísticas comprovam que a implantação do serviço, que atualmente atende 21 municípios será benéfica para o Piauí já que estatísticas comprovam a diferença que faz a presença dos médicos nos municípios.

"A avaliação tem sido muito positiva. Temos tido comentários extremamente favoráveis ao programa. Imagine quem não tinha acesso a um médico e agora tem um ou dois. A instituição do programa resultou em um número crescente de soluções que tem sido dadas nos municípios", explicou a tutora.

Dorcas explica que o programa tem por maior objetivo a criação de um vínculo entre o médico e os pacientes, já que ele mora na comunidade e acrescenta que o programa é de "promoção da Saúde" e não de "Solução de problemas". "O principal foto é muito mais prevenção do que cura", pontuou.

A tutora explica que  um novo edital será aberto para que médicos brasileiros sejam encaminhados para os municípios, porém os que não forem supridos com os brasileiros serão oferecidos para médicos brasileiros com formação no exterior. "Em última instância serão oferecidos para os médicos estrangeiros e aos médicos da cooperação Brasil - Cuba", explicou.

Santa Filomena

Em resposta ao questionamento de um telespectador sobre uma médica cubana que estaria ausente do trabalho desde suas férias, a tutora explicou que já foi informada da ausência da médica e que ela está com sua volta prevista para o início do mês de fevereiro.

"Nós sabemos da médica de Santa Filomena. Ela já tem uma previsão de retorno para os próximos 12 dias e se ela não voltar o Ministério da Saúde deverá decidir qual medida deve ser tomada", concluiu Dorcas.

Rayldo Pereira rayldopereira@cidadeverde.com