Fundespi garante que Albertão está pronto para o jogo Piauí e Moto Club

O presidente da Fundação Estadual de Esportes (Fundespi), Vicente Sobrinho, garantiu hoje (4) durante entrevista ao Jornal Cidade Verde, que os problemas mais urgentes do Albertão foram resolvidos para que a partida entre Piauí e Moto Club de São Luís pela Copa do Nordeste aconteça sem atropelos. O jogo marca a estreia das duas equipes na competição.

"Os problemas foram resolvidos para ter o jogo. Na verdade, a estrutura do Albertão é boa. Ainda no governo anterior do Wellington fizemos uma intervenção na parte de edificação muito importante. Agora precisa de manutenção. Para esse jogo de quinta-feira, nossa preocupação foi de ter o mínimo necessário de segurança, ou seja, aquilo que reza o estatuto do torcedor, como o laudo de entidades fiscalizadoras como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária. Esses documentos existem e estamos trabalhando para tornar aquela praça ainda mais moderna", garante.

Sobrinho disse que um dos reparos feitos dará mais comodidade aos deficientes físicos. "O Albertão foi inaugurado em 1973, às leis eram mais brandas na época e houve uma cobrança maior para acomodar as pessoas com deficiência. Foram feitos alguns reparos e hoje existe um local mais adequado, por sinal bem aconchegante e climatizado", afirma.

Sem dar detalhes de quanto será preciso para deixar o Albertão em condições de sediar partidas de futebol com total segurança, o presidente da Fundespi disse que os trabalhos serão feitos por etapa. "Tem que ter um projeto moderno. Estamos trabalhando por etapa. Por exemplo, precisamos pelo menos de 4 meses em 2015 para trocar a grama de lá, que é antiga também, de 1973. Precisamos de uma irrigação automatizada, drenagem. Precisamos também da parte do estatuto do torcedor que obriga câmeras, catracas, placar, sonorização. Amanhã vou estar com o ministro dos esportes onde vamos botar as nossas necessidades. São precisos investimentos fortes para se tornar uma praça moderna", explica Vicente Sobrinho.

Verdão

O presidente da Fundespi falou ainda sobre o Verdão. Segundo ele, o ginásio terá sua reforma concluída até o final do ano. "80% das obras estão concluídas. Duas empresas estão lá dentro. O piso será removível, de acordo com o evento, além de telões, muro de vidro. O prazo é até dezembro de 2015, mas acredito que não vamos precisar de tudo", finalizou.

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com