Escolas de samba fazem ensaio técnico da bateria antes do desfile

Representantes das escolas de samba de Teresina se reuniram para ensaio técnico na avenida Marechal Castelo Branco, na noite desta sexta-feira (13). A estrutura de palco e arquibancadas já está montada e a expectativa de público, para a próxima terça-feira (17) é de 80 mil foliões, de acordo com o diretor da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves (FCMC), Daniel Aracacy.

"Isso aqui é uma coisa nunca visto antes. Tudo o que é ensaiado dimunue a margem de erro e essa é a intenção deste ensaio técnico. A tarde passamos o som e agora é hora de testar tudo para o espetáculo", disse o presidente da FCMC, Lázaro do Piauí.

A escola Unidos da Santana trará para a avenida ao todo 400 componentes e defenderá o enredo "Das Cavernas ao celular, o fuxico piauiês é cultura popular". Com cinco anos de existência e há dois participando do desfile, o presidente Kal Angelus revelou detalhes do espetáculo. A comissão de frente será composta por 10 pessoas da própria comunidade. O mestre de bateria, Diego Sousa, comandará os 60 ritmistas. 

"A comissão de frente representa os sumérios, considerados o pai da escrita. Além de levar alegria para os foliões, nossa escola faz um trabalho de inclusão social. Muitas crianças que participam na bateria nunca tinham saído da periferia e hoje estão vindo para a avenida. Os ritmistas fazem parte de um projeto que desenvolvo há sete anos  e tem gente de 9 a 20 anos de idade", disse Kal Angelus. 

De acordo com Zé Marques, presidente da 'Galo Tricolor', estreante no carnaval de Teresina, a escola está com tudo pronto e trará 500 componentes, divididos em alas e dois carros alegóricos. "Só falta a gente entrar na avenida. Estamos prontos para fazer um belo espetáculo. A escola está agora sentindo a qualidade sonora e a estrutura do evento. Já estamos com tudo pronto", disse Marques. 

'A saga tricolor: 67 anos de glória com Afrânio Nunes no coração' é o enredo defendido pela escola que contará a história do time de futebol piauiense, River. "A bateria terá 60 componentes e foi uma parceria com o bloco Barão de Itararé. A comissão de frente é uma surpresa e só posso adiantar que contará o início de formação do River, quando estudantes saíram do colégio para montar o time", finaliza o presidente da Galo Tricolor. 

 

Confira a ordem do desfile das escolas de samba

Terça-feira (17)

18:30h – Galo Tricolor 19:20h – Unidos da Santana 20:30h – Mocidade Alegre do Parque Piauí 21:20h – Sambão 22:30h – Skindô 23:20h – Brasa Samba  

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com