Teresinenses se rendem no Sanatório Geral: "Fantasia é a alegria"

O Sanatório Geral atrai foliões de todas os credos e se consagra como um bloco de rua para os teresinenses. Concentrado ao lado da igreja São Benediro, o bloco é movido por tradicionais marchinhas e músicas de compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Rita Lee, Armandinho e Nação Zumbi. O cantor Edvaldo Nascimento foi uma das atrações do palco armado para receber o público.

O idealizador do bloco, Jorginho Medeiros, disse que o evento- que já existe há 11 anos- atingiu seus objetivos, que é levar o teresinense a brincar o carnaval. 

"É um bloco para a cidade. A sua fantasia é a alegria, que é a motivação de estar aqui. Teresina está crescendo, tem cinco grandes regiões e o Sanatório é de todos. Não tem abadá ou corda e a ordem é se divertir", disse. A canção-tema do bloco é "Vai passar", de Chico Buarque.

A coreógrafa Luzia Amélia conta que participa do Sanatório por ser um espaço onde encontra os amigos e inspiração da criatividade. 

"Eu gosto de vir pro sanatório porque é um espaço de criatividade. A gente vem visitar a magia do carnaval, sem maldade, o que está faltando nos carnavais", disse a bailarina.

A atriz Lari Sales disse que no Sanatório encontra os amigos. "Aqui você fica em paz, à vontade, e ainda se sente em casa", disse. 

O dramaturgo Arimatan Martins, um dos fundadores do Sanatório, disse que Teresina abraçou o Sanatório por que é uma ideiaa simples, nova que rompe com o carnaval comercial. "A gente rompe com o carnaval empacotado, enlatado. O Sanatório é aberto a todos, sem preconceito de raça, cor ou sexual. É o verdadeiro carnaval. Aqui não tem violência, não é registrado um Boletim de Ocorrência", garante Arimatan Martins. 

O percurso do Sanatório Geral segue até o início da avenida Frei Serafim, retornando pela rotatória da igreja. 

Flash Yala Sena Redacao Graciane Sousa redacao@cidadeverde.com