TRE cassa prefeito e vice de Valença e determina novas eleições em 90 dias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou a decisão da juíza de Valença e determinou novas eleições no município (que fica 210 km de Teresina). O prefeito Walfredo Filho (PSB) e sua vice Paula Jeanne Rosa Lima (PMDB) são acusados de não prestarem contas de gastos durante a campanha eleitoral, o que caracteriza “caixa dois”. 

A juíza Keylla Ranyere Lopes Teixeira Procópio em junho do ano passado deu sentença cassando os gestores. Os acusados recorreram ao Tribunal Regional Eleitoral. Walfredo Filho e Jeanne estavam no cargo por força de liminar.

A justiça apontou que os gestores teriam omitido gastos de campanha como iluminação, limpeza dos locais dos eventos de campanha, uso de caminhão como palco e logística de transporte, uso de data show, bonecos gigantes, motos, assim como pagamento de apresentadores, pesquisas eleitorais e multa eleitoral. 

Por unanimidade, o TRE negou os embargos declaratórios. Com a decisão o presidente da Câmara Muncipal, Getúlio Gomes (PP), assumirá a prefeitura e determina eleição no município no prazo de 90 dias.

Ao falar ao Cidadeverde.com, o vereador disse que aguarda a publicação do acordão para ocorrer a posse.

“Estamos apreensivo sobre a publicação do acordão e a expectativa é para a realização de novas eleições”. 

 

Flash Yala Sena yalasena@cidadeverde.com