Autoridades da Segurança Pública debatem tema em evento na OAB

O Ciclo de Debates sobre Segurança Pública no Estado do Piauí inicia nesta terça(10). Promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, o evento acontece no auditório da Ordem e tem como objetivo discutir o tema em dois aspectos: operacionalização das polícias e estrutura do judiciário. 

A abertura ocorre às 18h30 com uma palestra do tenente coronel Francisco Mota Bernardes do Pará, sobre a experiência de seu Estado no Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social.  Também do Pará, o coronel Ruy Celso Lobato dos Santos falará sobre a Instituição do Núcleo de Projetos Corporativos de Segurança Pública e a Ampliação dos Recursos para o SIEDS.

A última palestra da noite, será do diretor do Grupo de Operações Especiais do Rio Grande do Sul, Bolivar Llantada sobre Operações Especiais. 

Amanhã(11),  todos os órgãos e entidades ligados à Segurança Pública do Estado foram convidados para participar de painéis. 

“Preocupada com a elevação dos índices de violência em todo o Estado do Piauí, a OAB-PI decidiu realizar esse evento visando discutir os problemas existentes, colhermos experiências de outros estados da federação e, em trabalho conjunto das forças de segurança e integrantes do sistema de justiça, apontarmos soluções para o enfrentamento dessa situação”, explica o presidente da OAB-PI, Willian Guimarães.

Podem participar do evento, advogados, magistrados, membros do Ministério Público, defensores públicos, policiais civis, militares e federais, policiais rodoviários federais, estudantes de Direito, Segurança Pública e áreas afins, bem como a sociedade em geral. 

“A Ordem cumpre o seu papel de garantir o Estado Democrático de Direito, com a luta por uma segurança pública de qualidade para a sociedade piauiense”, finaliza Guimarães.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo site www.oabpi.org.br/inscricoes ou presencialmente no dia do evento. Os participantes receberão certificado de 08 horas/aulas, emitido pela Escola Superior de Advocacia do Piauí. Outras informações: (86) 2107-5800.

PROGRAMAÇÃO

Dia 10/03 (terça-feira)

18h30min Solenidade de Abertura 19h Sistema Integrado de Segurança Pública e Defesa Social: A experiência do Estado do Pará.                 Palestrante: Tenente Coronel Francisco Mota Bernardes (PA) 19h40min Instituição do Núcleo de Projetos Corporativos de Segurança Pública e a Ampliação dos Recursos para o SIEDS.                 Palestrante: Coronel Ruy Celso Lobato dos Santos (PA) 20h20min Operações Especiais Palestrante: Diretor do GOE/RS Bolivar Llantada (RS) 21h Encerramento   Dia 11/03 (Quarta-feira)

15h - Painel 01: Reformar a polícia é a solução?

Expositores: Dr. Leonardo Lúcio Freire Trigueiro – Associação dos Magistrados do Estado do Piauí; Dr. Paulo Rubens Parente Rebouças – Associação Piauiense do Ministério Público; Dr. João Batista Viana do Lago Neto – Associação de Defensores Públicos do Estado do Piauí. Dra. Andrea da Graça Magalhães de Aquino – Sindicato dos Delegados de Polícia; Dr. Constantino Júnior – Sindicato dos Policiais; Dr. Paulo Afonso Alves Nonato – Associação dos Advogados Criminalistas e Defensores            Públicos do Estado do Piauí.

16h30 - Painel 02: Uma nova política criminal e penitenciária. O plano nacional de redução de homicídios

Expositores: Dra. Eugênia Nogueira do Rego Monteiro Villa – Secretaria de Segurança Pública do Estado do Piauí; Dr. Daniel Carvalho Oliveira Valente – Secretaria de Justiça e Cidadania Coronel PM Carlos Augusto Gomes de Souza – Policia Militar do Estado do Piauí; Superintendente Antônio Tarcísio Alves de Abreu Júnior – Policia Federal; Superintendente Alexandre da Cruz Sousa – Policia Rodoviária Federal; Dr. Vilobaldo Adelídio de Carvalho – Sindicato dos Agentes Penitenciários; Dr. Lúcio Tadeu Santos – Comissão de Segurança Pública da OAB/PI.

18h - Painel 03: A integração dos Organismos Públicos na Gestão da Segurança Pública

Expositores: Dr. Willian Guimarães – OAB/PI              Des. Raimundo Eufrásio Alves Filho – Tribunal de Justiça do Estado do Piauí; Des. Sebastião Ribeiro Martins – Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí; Dra. Zélia Saraiva Lima – Ministério Público do Estado do Piauí; Dr. Antonio Cavalcante de Oliveira Júnior – Ministério Público Federal; Dra. Norma Brandão Lavenere Machado – Defensoria Pública do Estado do Piauí;

19h30 - A importância da audiência de custódia para efetivação da justiça Painelistas: Nestor Ximenes (PI) e Carlos Fernando de Faria Kauffmann (SP)

21h - Encerramento

 

Da redação

redacao@cidadeverde.com