Abandonado, prédio da antiga Câmara aguarda transformação em museu

Dá época em que guardava dinheiro ainda resta o antigo e toneladas de ferro que também protegeram documentos importantes. Na antiga sede da Câmara Municipal de Teresina a história está por todos os lados. Na fachada ainda original, o estilo arquitetônico é de linhas arrojadas. O prédio passou por reformas, transformações na estrutura interna e até hoje é considerado um dos mais importantes para a história da cidade.

O ex-vereador Odaly Medeiros, que exerceu dois mandatos naquele prédio, acompanhou votações importantes no plenário da Casa, que hoje está destruído. "Foi uma casa de tantos valores, tantos projetos que foram aprovados para dar resposta à sociedade, e hoje a gente entra aqui e vê tudo deteriorado. É muito triste", afirmou, lembrando dos debates fortes na Casa.

O prédio foi construído na década de 1920 e de início abrigou um banco. Só depois se tornou a sede do Poder Legislativo da capital. Em 2009 os vereadores foram transferidos para o atual prédio da Câmara, localizado na avenida Marechal Castelo Branco. 

Há seis meses o prédio está totalmente fechado a espera de um projeto audacioso, o de ser transformado no museu da imagem, som e na pinacoteca de Teresina. O investimento é de R$ 6 milhões. O prédio antigo será mantido. A licitação já foi feita e o resultado será divulgado ainda este mês.

"A partir daí, o prefeito Firmino Filho vai bater o martelo e deliberar sobre o início da construção", afirmou Olavo Braz, Secretário de Economia Solidária.

 

Da Redação (Com informações da TV Cidade Verde) redacao@cidadeverde.com