Em Teresina, presidente da Anatel anuncia que 4G será popularizada em 2020

O presidente da Anatel, João Batista de Rezende, se reuniu com o governador Wellington Dias (PT) nesta terça-feira (17) e comunicou que Teresina foi incluída no grupo de capitais que receberão o sistema 4G da telefonia móvel.

Além de João Batista e Wellington Dias, também participaram da reunião o superintendente de fiscalização da Anatel, Marcus Vinicius Paolucci, e o gerente regional da Anatel no Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí, José Afonso Cosmo Júnior.

Durante o encontro, o presidente da Anatel informou ao governador que cerca de 80 municípios no País estão recebendo a Quarta Geração (4G) e que a previsão é de o sistema seja popularizado até 2020. Ele afirmou ainda que a tecnologia permite maior velocidade e que já foi implantada nas sub-sedes da Copa do Mundo 2014.

“O 4G tem correspondido e tem uma velocidade maior, mas o preço do aparelho é um pouco mais elevado. Nós estamos a 7 milhões de assinantes desde o início do ano”. 

De acordo com João Batista, a proposta é que, até 2018, 100% dos municípios brasileiros tenham 3G. "A Quarta Geração vai demorar mais um pouco devido à tecnologia que é usada. A proposta é de popularizar em 2020", comentou.

TV

Na reunião com Wellington Dias, o presidente da Anatel também informou que no dia 5 de abril de 2016, a TV analógica será desligada em Brasília, sendo substituída pela TV digital. Nos outros pontos do país, o cronograma de desligamento se estenderá até 2018. Segundo João Batista, uma parte do sinal da TV analógica será utilizada pela telefonia.

Flash de Yala Sena Redação de Flávio Meireles redacao@cidadeverde.com