Projeto que pode acabar com seca no Piauí está parado por falta de recursos

Um projeto que pode ajudar a acabar com a seca no Piauí está paralisado por falta de verbas. Elaborado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o plano, batizado de Adutora do Sertão, tem como objetivo aproveitar a água produzida no Aquífero Cabeça, o maior do Nordeste, em Cristino Castro, município localizada 595 quilômetros ao Sul da capital Teresina, para abastecer 51 cidades piauienses que sofrem com a estiagem. Com recursos limitados, Governo do Estado e Governo Federal não tiraram a proposta do papel apesar de ela ter sido concluída há dois anos.

A proposta elaborada pelo CPRM em 2013 prevê a construção de uma adutora de 600 quilômetros de extensão. Ela seria responsável pelo transporte de 72 milhões de litros de água por dia para 51 municípios do interior. Se colocado em prática, o projeto deve beneficiar 500 mil pessoas, segundo informa o chefe da Residência do CPRM no Piauí, Francisco das Chagas Lages Correia Filho.

"Os 37 poços jorrantes do Aquífero Cabeça têm capacidade média de produção de 350 mil litros de água por hora e poderiam abastecer até um milhão de habitantes. Nossa proposta é levar essa água para um ponto elevado em Caracol e, com a ajuda de uma adutora, distribuí-la até Pio X e Corrente. É uma água de excelente qualidade, que pode ir direto para o filtro da casa das pessoas", explica Francisco das Chagas.

O chefe da Residência do CPRM no Piauí afirmou que a proposta já foi apresentada ao Ministério da Integração Nacional, à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa, mas nunca foi colocado em prática.

"Falta algum desses órgãos fazer o projeto básico. O CPRM já apresentou a proposta. Por enquanto, com a situação financeira do país, a proposta está parada. Se o governador Wellington Dias (PT) solicitar, apresentaremos a ele também. Esse projeto tem sustentabilidade de, no mínimo, 300 anos sem causar danos ao Aquífero Cabeça", argumenta Francisco das Chagas.

Aquífero Cabeça é o maior do Nordeste e o terceiro Brasil

Localizado no Vale do Gurguéia, na região Sul do Piauí, o Aquífero Cabeça guarda a maior reserva de água subterrânea do Nordeste e a terceira maior do país. Um dos poços da região, quando foi perfurado, na década de 1970, chegou a jorrar água até uma altura de 60 metros.

Em Cristino Castro, por exemplo, a água serve para abastecer grandes tanques de peixe e irrigar vastas áreas frutíferas. O Aquífero Cabeça, inclusive, foi tema de uma reportagem exibida nacionalente pela TV Brasil nesta segunda-feira (23). Confira a matéria:

 

Flávio Meireles flaviomeireles@cidadeverde.com