Cineasta e produtora cultural divulgam Parada de Cinema no Cidade Viva

A Sétima Arte foi destaque no Cidade Viva, desta quinta(9). Atores, cineasta e a coordenadora da Parada de Cinema(ver programação abaixo) estiveram no programa.

A Parada começa hoje(9) e tem o obejtivo principal de colocar o Piauí no circuito nacional de cinema. A coordenadora Tássia Araújo disse que serão exibidas produções nacionais e piauienses.

Durante o evento, que vai até domingo(11), também haverá oficinas e shows. Na abertura, por exemplo, a banda Bia e os Becks vai se apresentar num dos espaços de convivência.

O cineasta Cícero Filho, que já produziu vários filmes, está empolgado com a Parada. Segundo ele, trata-se de uma oportunidade única de divulgar os media metragens. "Filmes de media metragem não tem espaço nas salas comerciais", disse.

Na Parada, o cineasta lançará na sexta(10) sua mais recente produção, o filme "O cão chupando manga".

Cícero Filho é um entusiasta nessa área de produção cinematográfica e comemora outro lançamento. Depois de anos, finalmente conseguiu reproduzir cds originais de suas produções anteriores: Entre o Amor e a Razão; Ai que Vida e Flor de Abril.

Os atores Virgilio Queiroz, Dinho Nunes, Calebe do Vale e Edite Rosa, que participaram dos filmes de Cícero Filho, compartilham da alegria do cineasta. Eles estavam no Cidade Viva para convidar o público a assistir o lançamento do Cão chupando manga e prestigiar a Parada de Cinema, que vai acontecer no Teratro do Boi e Galpão do Dirceu.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA PARADA DE CINEMA

SESSÃO ESPECIAL sempre às 19h30

QUINTA 09/04

QUALQUER HORA DESSAS / 2012 / PI / MONTEIRO JR. / 79 MIN

Sinopse: Num quarto vazio, um casal tenta lidar com o fim do relacionamento. Ele não consegue aceitar a perda da pessoa que ama, enquanto ela não entende porque simplesmente não abre a porta e sai. E meio aos ecos de um amor findado, ambos caminham na embriaguez da dor em direção ao inevitável adeus. No processo, perdem gradualmente não apenas o outro, mas um pouco de si mesmo.

BRASIL S/A / FICÇÃO / MARCELO PEDROSO / 2014 / PE/ 72 MIN

Sinopse:A cana-de-açúcar move o Brasil há 500 anos e Edilson é um de seus cortadores. As máquinas chegam e ele deixa o canavial para explorar o espaço em sua primeira missão interplanetária. Um pequeno passo para este homem, um salto gigantesco para a nação.

SEXTA 10/04

NUA POR DENTRO DO COURO: CURTA-METRAGEM / 21min / RS, MA / 2014 /DIREÇÃO LUCAS SÁ Sinopse: Ela protege sua carne, mas o couro começa a cair.

O CÃO CHUPANDO MANGA / TERROR-TRASH / BRASIL / 55 MIN / Direção Lailson Vieira da Silva Sinopse: Mari Leila, uma jovem de dezessete anos, vive em uma vida de agonia, desprezo e solidão. Sua paixão não correspondida por Jadson, um jovem de também dezessete anos, aflora um sentimento de frustração e rancor. Além de sofrer bullying na escola onde estuda, Vive em uma família inteiramente desestruturada. Após grandes humilhações, ela decide se vingar de todos aqueles que a menosprezaram. Sentimentos devastadores a motiva a cometer uma série de crimes bárbaros. Será uma vingança fria e calculista. Ela, juntamente com seu parceiro, o palhaço macabro, farão coisas perversas e monstruosas. Vítimas com a boca “entupidas” de manga. Mistério irá pairar sobre o ar.

O MESTRE Y O DIVINO / DOCUMENTÁRIO / PE / 83min / 2013 / DIREÇÃO TIAGO CAMPOS Sinopse: Como todo período histórico importante, a catequização indígena no Brasil envolve mitos e verdades. Em pleno século XXI, uma aldeia em Sangradouro, no estado do Mato Grosso, recebe a visita de dois cineastas, o alemão Aldalbert Heide e o Xavante Divino Tserewahu, que auxiliam na descoberta das origens de certas tradições da tribo.

SÁBADO 11/04

SEM CORAÇÃO / NARA NORMANDE, TIÃO / 2014 / PE / FICÇÃO / 25 MIN Sinopse: Léo vai passar férias na casa de seu primo, em uma vila pesqueira. Lá, ele conhece uma menina apelidada de "Sem Coração”.

GAZELLE THE LOVE ISSUE / BRASIL, ESTADOS UNIDOS, POLINEA FRANCESA / 2014 /94 MIN / INGLÊS / CESAR TERRANOVA Sinopse: Com a morte repentina de seu parceiro Eric, Paulo passa por uma transformação de vida. Paulo é HIV +, mas nunca ficou doente antes e agora ele vê sua própria vida em perigo pela primeira vez. Ele embarca em uma transformação consciente, filtrando o que importa em sua vida. O filme nos mostra a busca de Paulo em aprofundar a vida de Gazelle de uma forma significativa. Sua profundidade emocional se transforma em expressões artísticas que brinca com o passado e o presente através do uso simbólico de referências. Além do novo namorado Mark, ele encontra colaboradores que empurra a sua vida para a frente fazendo o trabalho de Gazelle chegar ao seu mais alto nível. Paulo é internacionalmente famoso na cena underground pelo seu alter-ego Gazelle. Aparecendo em clubes ao redor do mundo em trajes corajosamente concebidos, Gazelle tornou-se bem conhecido quando ele criou a publicação "GAZELLAND", uma documentação dos artistas, fotógrafos e designers da comunidade noturna gay de Londres, Nova York e São Paulo. Gazelle captura a surpreendente criatividade desta cena underground internacional. Ele elevou o termo “Club Kids" para "Freak Chics" devido à evolução da moda de seus visuais.

2028/ BRASIL / 2015 / 8min / DIRETOR Jorge Mendes Sinopse: A história se passa no ano de 2028, quando a terra se tornou um território inóspito e violento. O filme têm forte influência do cinema pós-apocalíptico de Mad Max e estão carregadas até os dentes com muita violência.

DOMINGO 12/04

NOVA DUBAI / 50MIN / BRASIL / FICÇÃO / 2014 / DIREÇÃO GUSTAVO VINAGRE Sinopse: Num bairro de classe média numa cidade do interior do Brasil, a especulação imobiliária ameaça os espaços afetivos da memória de um grupo de amigos. Sua resposta diante dessa iminente transformação é praticar sexo em locais públicos e nessas construções. E o amor? É apenas mais uma construção?

O RIO CIGANO / DRAMA-EXPERIMENTAL / SP / 81min / 2013 / DIREÇÃO JÚLIA ZAKIA Sinopse: Kaia é uma cigana que atravessa mundos para salvar sua amiga de infância de uma terrível condessa. O filme é inspirado na narrativa oral cigana, com temas contemporâneos como o consumo da vaidade e as linhas de amor atravessadas pela amizade entre as personagens.Sua marca será amarela, doce e com fiapos. Uma marca incomum e surreal.

CONTOS DA MARÉ: CURTA-DOCUMENTÁRIO/ RJ / 17min / 2013 Sinopse:Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

OFICINAS DE 09 A 12/04 15H / 17H30 .OFICINA DE DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICA Ministrante: Francisco Monteiro Júnior - Diretor, roteirista e produtor audiovisual E-mails: fmjunior@gmail.com / doroteufilmes@gmail.com Módulos da oficina Aula 1 -Quem é o diretor cinematográfico -Roteirista versus diretor: quem é o autor do filme -A decupagem do roteiro

Aula 2 -A dialética dos planos de câmera -A regra do eixo -Dirigindo atores

Aula 3 -O método de Alfred Hitchcock -Análise técnica: “Latitudes” [2014]

Estudos audiovisuais: -No Meio do Caminho [2004] . Drama . 45 min . VHS . Lançamento: Oficina da Palavra/Cinemas Teresina [sala 3] . Produzido por: Doroteu Filmes e DV Produção -Insone [2005] . Suspense . 25 min . Mini -Dv . Lançamento: Cinemas Teresina [sala 3] . Produzido por: Doroteu Filmes e DV Produção -Dona Maria [2010] . Documentário . 70 min . HDV . Lançamento: Clube dos Diários [sala Torquato Neto] . Produzido por: Doroteu Filmes e ABD -PI-Qualquer Hora Dessas [2012] . Drama . 79 min / 71 min . Digital . Lançamento: Cine-Teatro Maria Bonita [9o Festival Nacional de Cinema dos Sertões] . Produzido por: Doroteu Filmes Participação em festivais e mostras de cinema: -XII Festvídeo de Teresina, com o filme No Meio do Caminho [FMC, 2004] .II Mostra Piauí de Cinema, com os filmes N o Meio do Caminho, Insone e A Noite e a Cidade [FUNDAC, 2005] .XIII Festvídeo de Teresina, com o filme Insone [FMC, 2005] .5o Encontro Nacional de Cinema e Vídeos dos Sertões –[Mostra Piauí na Tela], com o filme Dona Maria [ESCALET, 2010] .7o Festival Nacional de Cinema dos Sertões [Mostra competitiva], com o filme Qualquer Hora Dessas [ESCALET, 2012] .Semana do Audiovisual –SEDA [Abertura], com o filme Qualquer Hora Dessas [2013] .10o Festival de Cinema de Maringá [Mostra competitiva], com o filme Qualquer Hora Dessas [Maringá, PR, 2013]

OFICINA DE FOTOGRAFIA –VALÉRIO ARAÚJO 18H

SHOWS - NOITE

Quinta 09/04 19h:Guilherme Cerqueira (AFP) / Bia & os Becks

Sexta 10/04 19h:Wuk!(Wake Up killer) / HUGO DOS SANTOS

Sábado 11/04 19h: Sam drade / Nando Chá

Domingo 12/04 19h: Tecnobricolagem / Regaplanta / Zan Viana e Lu / Rebordosa

Marcelo Lopes marcelolopes@cidadeverde.com