Bairros da zona Leste registram 10 assaltos por dia, revela PM em audiência

Autoridades e figuras políticas de Teresina se reuniram na tarde desta quinta-feira (9) na Vila Santa Bárbara, zona Leste da cidade, para discutir os problemas causados pela violência na capital. A região registra 10 assaltos por dia e é considerada uma "zona quente" para a Polícia Militar.

A audiência pública aconteceu na Escola Municipal Marcílio Rangel de Farias e conta com pais, alunos e demais membros da comunidade. A proponente do evento é a vereadora Tereza Britto, além dela, estão presente no local o comandante da Rone, coronel Raimundo Sousa, o comandante de Policiamento Comunitário do Piauí, coronel Edson Ferreira, o capitão Fábio Pessoa, que é comandante do 5° Batalhão da PM, Raimundo Leite, que representa a Secretaria de Justiça, o presidente da Associação de Moradores do bairro, Raimundo de Oliveira, o presidente da Comissão de Segurança da OAB/PI, Lúcio Tadeu, e os vereadores Teresinha Medeiros, Celene Fernandes, Ricardo Bandeira e o presidente da Câmara Municipal, Luiz Lobão.

A ideia do encontro é ouvir as queixas dos moradores e levar às autoridades responsáveis, para que busquem soluções efetivas para garantir a segurança da população. Durante o evento, as autoridades discutiram com a população ideias para um conjunto de ações que possam diminuir o índice de criminalidade do local. 

"Todo dia, eu ouço reclamações da população. Tem colégio que os alunos são assaltados na porta. Uma moradora já me disse que não sai de casa com nada de valor, por medo. Tudo que a gente queria era que nossos representantes estivessem aqui para nos ouvir. É uma vergonha que não tenham vindo todos, mas a gente pede que eles se esforcem para resolver a situação", disse o presidente da Associação de Moradores, Raimundo de Oliveira.

O secretário de Segurança Pública, Fábio Abreu, foi convidado, mas não compareceu. A vereadora Teresa Britto questionou a ausência do gestor. "A Força Nacional deveria estar presente, principalmente nessa região e o secretário deveria ter vindo hoje para tomar conhecimento dos problemas enfrentados pela população", completou.

De acordo com o comandante do 5° BPM, capitão Flávio Pessoa, cerca de 10 assaltos são registrados por dia na região. "Aqui é considerada uma 'zona quente'. O Santa Bárbara, o Árvore Verdes e o Planalto Uruguai, são os bairros com maior incidência de violência. Nosso maior problema é o tráfico de drogas. Existem muitas bocas de fumo nessa região e isso faz crescer o número de roubos porque os usuários assaltam para poder comprar as drogas. Pelo menos, 6 a 10 assaltos por dia são notificados", explicou.

O comandante defendeu uma ação mais firme por parte da Delegacia de Entorpecentes do Piauí e o aumento do policiamento, com o reforço no número de viaturas, que já é uma demanda exigida pela população. "A gente não tem segurança, porque as rondas demoram muito de uma para outra, com isso, os bandidos percebem que a viatura já passou e se sentem livres para agir enquanto não vem outra", acrescentou o líder dos moradores.

Durante a audiência pública, a vereadora Teresa Britto anotou as queixas da população e prometeu redigir um documento com possíveis soluções para os problemas. "Dentre os pontos principais, queremos trazer um policiamento ostensivo, uma delegacia para o bairro e a presença da Força Nacional. É isso que vamos levar para as autoridades, a pedido da população", declarou.

 

Flash de Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com) Redação de Jordana Cury redacao@cidadeverde.com