Sinduscon discute melhorias no sistema de saneamento básico no Piauí

Melhorias no sistema de saneamento básico - abastecimento de água e esgotamento sanitário- no Estado estão sendo discutidas durante o evento "Sanear é Viver", promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil de Teresina ( Sinduscon). O presidente da entidade, André Baía, participou de um painel ao qual elencou as prioridades necessárias para atender as demandas na área.

"Para resolvermos o trabalho da falta de saneamento no Piauí precisamos focar em três eixos: Primeiro temos que resolver os problemas das grandes cidades do Estado como Parnaíba, Floriano, Piripiri e Picos; Em segundo, resolver o problema da Zona Sul de Teresina, onde já existe tubulação de esgotamento, mas não foi construída a estação de tratamento, ou seja, os esgotos dessas regiões não têm para onde escoarem. O terceiro dá uma solução para a Agespisa que não está conseguindo mais cumprir o seu papel de gerir as demandas de água e esgoto do Estado", disse Baía.

Ele ressalta ainda que a falta de escoamento impossibilita, inclusive, a construção de novos prédios na Zona Sul de Teresina, que já possui tubos subterraneos, mas não tem estação de tratamento. A situação é idêntica nas maiores cidades do Piauí. 

O prefeito Firmino Filho, presente no evento, disse que é preciso haver uma pactuação para que o problema seja resolvido. "Não adianta ficarmos apresentando soluções A, B ou C. É preciso que haja uma pactuação normatizada, que já está sendo trabalhada no Plano Municipal de Saneamento  de Teresina, elaborado pela prefeitura, e que deve ser apresentado atá o final de abril", destacou o prefeito. 

Flash Lyza Freitas Redação Graciane Sousa redacao@cidadeverde.com