Presidente da CUT: 50% dos órgãos públicos no Piauí usam terceirização

Fotos: Thiago Amaral/ Cidadeverde.com

O presidente da CUT, Paulo Bezerra, informou que atualmente 50% dos órgaos públicos no Piauí usam mão de obra terceirizada. Nesta quarta-feira (15), cerca de 20 sindicatos fazem manifestação em Teresina, paralisando o trânsito contra o projeto de lei 4.330, que amplia a terceirização no país. O ato é para alertar a população sobre as perdas e garantias históricas conquistadas pelos trabalhadores.

"Eles querem a terceirização por ser mais barato, tendo maior rotativadade, além de não ter garantia do piso salarial. Hoje 50% dos órgãos públicos são terceirizados e é uma preocupação para os trabalhadores", disse Bezerra.

O presidente do Sindicato dos Urbanitários do Piauí, Francisco Ferreira, informou que 60% da Agespisa é terceirizada. "Aprovar a terceirização é colocar a CLT na lama. Se perde tudo e se volta para a senzala", desabafa.

Almerinda Alves, representante da Escola Nordeste, disse que os trabalhadores são favoráveis a terceirização como atividade meio e não como fim. "A terceirização acaba com o serviço público e os beneficiados são os da bancada do BBB (Boi, Bala, Bispos) que estão fazendo de tudo para esa aprovação", disse. 

Na capital, a concentração acontece na Praça Rio Branco. Com o protesto, parte da avenida Frei Serafim foi interditada, 30% da frota de ônibus parou e bancários também aderiram a paralisação e só começarão a trabalhar às 11 horas. 

Flash Yala Sena Redação Graciane Sousa redacao@cidadeverde.com