Heráclito alerta governadores sobre liberação de recursos pelo governo federal

O deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI), em pronunciamento no plenário, embora tenha avaliado como positivo o encontro de governadores do Nordeste com parlamentares, alertou-os para não contarem com a liberação de recursos pelo governo federal este ano. 

"Hoje nós vimos uma coisa interessante: os otimistas contando com um dinheiro que não existe, e os pessimistas chorando a sua mágoa. Seria difícil dizer de que lado ficaria, mas gostaria de dizer que a minha tendência é para a realidade”, disse o deputado.

“Não adianta se tentar enganar a opinião pública anunciando reinício de obras cujas rubricas não têm um tostão liberado e que nem poderá ser liberado este ano pelo Governo Federal”, disse o deputado, lembrando a situação econômica por que passa o país para justificar sua descrença na liberação dos recursos aos Estados.

Na ocasião, Heráclito também convocou o governador do Piauí, Wellington Dias, para que com os pés no chão busque caminhos lógicos e possíveis para resolver os problemas do Estado. “O governador é portador de um otimismo que não condiz com a realidade do Estado, que está com estradas cortadas, com escolas paralisadas. Um Estado que está vivendo um caos administrativo e financeiro e o que se ouve é uma lenga-lenga de mais de 12 anos de obras que não são realidade. Não é o momento de sonhos, quimeras e ilusões”, disse, referindo-se ao anúncio de obras, inaugurações de aeroportos internacionais, estradas, PPPs, feitos pelo governador Wellington Dias.

A reunião dos governadores com as bancadas do Nordeste na Câmara e no Senado tinha como objetivo discutir propostas prioritárias em tramitação no Congresso de interesse da região, como a PEC da Irrigação (Proposta de Emenda à Constituição 368/09), que determina a aplicação de metade dos recursos obrigatórios destinados ao Centro-Oeste e ao Nordeste em projetos de irrigação que beneficiem agricultores familiares. Na avaliação do líder do PSB na Câmara, Fernando Coelho Filho (PE), a explanação dos governadores sobre as dificuldades que estão encontrando neste início de governo foi de grande importância. 

"Nessa reunião, eles falaram sobre tudo que tramita aqui no Congresso e também  pediram celeridade em outras matérias, como a PEC do Comércio Eletrônico. Sabemos que esse é um ano difícil, com ajuste fiscal em pauta e os governadores sinalizaram  que aguardam a aprovação das medidas do ajuste fiscal para recuperação da economia e resgate da confiança em novos investimentos", disse o líder.

 

redacao@cidadeverde.com