Policiais do 8º DP recuperam celulares e aguardam vítimas para devolução

Atualizada às 13h20

Policiais do 8º Distrito Policial (Dirceu) recuperaram pelo menos 25 celulares neste mês. Oito deles continuam no distrito esperando que supostos donos se manifestem. 

De acordo com o delegado Jorge Ferreira, titular do 8º DP, os aparelhos foram apreendidos e são provavelmente produtos de furto ou roubo. “Eles não apresentaram nota fiscal ou não conseguiram justificar como conseguiram o celular aos detidos pelas diligências rotineiras da nossa equipe”, explicou. 

Jorge Ferreira disse ainda que dependendo da situação, quando o suposto dono aparecer pode ser lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) ou abrir um inquérito.

“Vai depender das circunstâncias que envolveram se foi roubo ou furto do aparelho. Três deles foram recuperados em flagrantes realizados e a Central nos repassou”, disse o delegado. 

O chefe de investigação do 8º DP, Fred Maia, disse que as vítimas podem comparecer no Distrito com documentos que possam identificar o aparelho. 

Receptação

O Gerente de Polícia metropolitana, delegado Lucci Keiko, informou que todas as delegacias estão fazendo essas apreensões de celulares e tentando devolver aos donos.

“O roubo e furto de celulares é bem comum, por isso os distritos estão tentando recuperar os aparelhos roubados, agora está mais fácil porque as operadoras de telefonia agora são obrigada a repassar as autoridades policiais os dados cadastrais dos donos das linhas”, afirmou.

Ele disse que ao comprar um aparelho de segunda mão, a pessoa deve exigir a nota fiscal e sempre desconfiar quando não há nota e o preço é bem inferior ao mercado. “Ao comprar um celular roubado, a pessoa pode responder por receptação culposa e quem compra roubado para vender, ali nas imediações do Shopping da Cidade pode responder por receptação qualificada com pena de três a oito anos de prisão”, destacou. 

 

Caroline Oliveira carolineoliveira@cidadeverde.com