Crise ameaça Piauí e LRF pode ser ultrapassada até setembro

O Governo do Piauí tenta negociar com várias categorias o parcelamento de reajustes garantidos em lei ainda em 2013. Entre eles estão policiais militares, civis, agentes penitenciários, dentre outros. Caso as negociações não surtam efeito e o estado seja obrigado a dar os aumentos, a previsão é que a LRF seja ultrapassada até setembro.

Segundo o governo, os recursos repassados pela União, o Fundo de Participação dos Estado (FPE) cresceu este ano 5,9% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, os gastos com pessoal cresceram mais que o dobro, 12,3%. Por conta disso, o Piauí, com 45% de gastos com pessoal, se aproxima do limite prudencial da LRF.

Para o secretário de governo Merlong Solano, o governo está fazendo a sua parte. “Estamos saldando as dívidas dos contratos regulares com o pagamento de dívidas do passado. Sem transferências de recursos há investimento novo no Piauí”, disse.

De acordo com Merlong, a dívida deixada pela administração passada chega a R$ 360 milhões, cerca de R$ 211 milhões ainda não foram pagos, o que equivale 59%.

Ultrapassando a LRF, o Piauí não poderá celebrar convênios e fazer novas contratações. Se a situação piorar, não estão descartadas demissões.

Da Redação (Com informações da TV Cidade Verde) redacao@cidadeverde.com

Tags: LRFcrise