TRE aprova petição que determina novas eleições em Castelo do Piauí

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) aprovou, nesta terça-feira (16), uma petição disciplinando novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Castelo do Piauí, a 190km ao norte de Teresina. José Ismar Lima Martins e Raimundo Soares do Nascimento Junior foram cassados em abril e estavam no cargo sob efeito de liminar. As últimas eleições suplementares ocorridas no Piauí foram realizadas em São Francisco de Assis no ano de 2012 e Simões em 2013. A data do novo pleito em Castelo foi marcada para o dia 2 de agosto.

Prefeito José Ismar Lima Martins

Na sessão de hoje, o TRE negou seguimento aos embargos impetrados pelo gestor e derrubou a liminar que o mantia no cargo. O gestor deixará a prefeitura assim que o acórdão da decisão seja publicado. O presidente da Câmara Municipal de Castelo assumirá a administração municipal até a realização da nova eleição.

Em sua defesa, o prefeito disse ao Cidadeverde.com que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Nós perdemos em Castelo e no TRE, daí entramos com os embargos. Agora vamos recorrer ao TSE. Não há provas contra mim. Não me sinto na cena do crime. Fui absolvido da acusação de compra de votos e fui condenado por abuso de poder econômico, sendo que eu nem estava no cargo", disse o gestor, admitindo que sairá da prefeitura.

"Como o TSE demora um pouco, o presidente da Câmara deve assumir por uns dias", declarou. 

A ação de impugnação de mandato eleito foi impetrada pelo candidatos adversários no pleito de 2012, Edmilson Alves de Abreu e Newton Rossi Bezerra, que disputaram os cargos de prefeito e vice do município. 

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com