Vereador assume prefeitura de Castelo e diz que situação é inusitada

O município de Castelo do Piauí, a 190 km ao norte de Teresina, terá novo prefeito a partir das 18h desta quarta-feira (24). Adalberto Neirane (PSDB) – presidente da Câmara de Vereadores – assume o cargo no lugar de José Ismar Lima Martins, o Zé Maia (PSD), cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) por abuso de poder econômico nas eleições 2012. O novo gestor classifica a situação como inusitada e confessa que muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo na cidade.

“A situação é inusitada pra gente. Muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, mas vamos tentar organizar e manter a casa da melhor maneira possível. Tivemos um crime bárbaro e estamos tentando acompanhar, dando apoios às famílias”, afirmou o novo prefeito.

Neirane, que é do mesmo grupo político do ex-prefeito, disse que chegou a se reunir com Zé Maia onde obteve informações sobre o Executivo municipal.

“Estamos procurando saber as informações do município, as obras em andamento. Tivemos um contato com o ex-prefeito e ele nos passou algumas informações de cada pasta. É uma experiência nova pra mim”, conta.

Apesar do novo desafio, o vereador admite que, por conta da batalha judicial que teve início ainda no passado, ficou a expectativa de assumir o cargo de prefeito.

“Ficava sempre a expectativa por conta da questão judicial. Aconteceu e a gente tem que enfrentar”, declarou.

Cachaça Fest O novo prefeito adiantou que sua posse não afetará a realização do Cachaça Fest, marcado para o dia 24 de julho. “Tivemos uma reunião onde todos os segmentos da sociedade manifestaram interesse que o evento acontecesse. O crime que aconteceu foi lamentável, triste demais, mas é preciso diferenciar”, disse.

A cassação do prefeito O TRE-PI aprovou, na última terça-feira (16), uma petição disciplinando novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito do município de Castelo do Piauí. José Ismar Lima Martins e Raimundo Soares do Nascimento Junior foram cassados em abril e estavam no cargo sob efeito de liminar.  A data do novo pleito em Castelo foi marcada para o dia 2 de agosto.

A ação de impugnação de mandato eleito foi impetrada pelos candidatos adversários no pleito de 2012, Edmilson Alves de Abreu e Newton Rossi Bezerra, que disputaram os cargos de prefeito e vice do município. Zé Maia vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas como o tempo para julgamento é curto provavelmente a eleição aconteça.

Hérlon Moraes herlonmoraes@cidadeverde.com