Fábio Novo garante investir nas tradições culturais do Piauí

Fábio Novo, recém empossado Secretário de Estado da Cultura, garante que irá investir em planejamento na área da cultura piaueinse com a elaboração de grandes projetos. Ele disse que vai trabalhar em alguns eixos, e enfatizou que entre suas metas está o resgate de marcas e tradições culturais que, ao longo do tempo, estão se esvaindo.

                 Fábio Novo e Wellington Dias. Foto: Jorge Henrique Barros

O secretário falou que, em Oeiras, vai desenvolver o curso de bandolins, por representar uma tradição que precisa ser retomada e transmitida às novas gerações. “Vamos firmar parceria com o Instituto Histórico de Oeiras e retomar as aulas de bandolins”.

Ele também planeja estruturar a escola de sanfona nos municípios de São Raimundo Nonato e Dom Inocêncio, onde se destaca uma forte tradição da sanfona. Para Fábio Novo, a região conta com algum trabalho de difusão feito de forma isolado e a ideia é levar o modelo já aplicado em Bom Jesus, que funciona muito bem com a escola de rabeca.

“A rabeca é uma tradição com mais de 200 anos e hoje há três rabequeiros vivos. Foi acertado com a Escola de Música de Teresina o envio de professor, uma vez por semana, trabalhar com 30 alunos de 16 a 22 anos”, explica, lembrando que, em setembro deste ano, a proposta é contar com apresentação dessa nova geração já no Festival da Rabeca naquela cidade.

Fábio cita ainda o potencial de Piripiri para o humor e a ideia é montar uma oficina permanente.

Outra cidade destacada é Floriano, com sua vocação para as artes cênicas. Durante todo o ano, a cidade com o Escândalo Legalizado de Teatro (Escalet) tem uma agenda intensa, que envolve Paixão de Cristo, festivais de teatro e cinema, realização de montagens e estreias. É uma cidade do interior que desponta no cenário artístico com mais de 20 grupos de teatrais.

Da Redação redacao@cidadeverde.com