Consultora fala sobre prudência e sigilo no trabalho

A especialista em recursos humanos, Ana Cristina Barros, continuou falando das virtudes profissionais no quadro Trabalho e Sucesso, do Jornal do Piauí. Nesta segunda(6) a consultora falou de prudência e sigilo.

De acordo com o dicionário, o significado de prudência está ligado a virtude que faz prever e procura evitar as inconveniências e os perigos. Para a especialista, no meio corporativo, esse significado se associa à cautela e à precaução, especialmente na tomada de decisão. Também disse que é possível considerar o sigilo como parte da cautela na atuação profissional.

Ela explicou ainda que num ambiente tão competitivo e ao mesmo tempo tão veloz, a prudência não pode ser considerada uma espécie de “freio” aos anseios dos profissionais e das empresas. E esclareceu se o sigilo é algo que deve ser contratual ou cabe ao perfil de qualquer profissional. Também falou as implicações para um profissional que expõe uma informação sigilosa de uma empresa.

No quadro, a consultora deu as seguintes dicas para essas duas virtudes:

-Gerencie riscos com responsabilidade; -Obtenha as informações necessárias; -Livre-se da vaidade da posse da informação; -Seja cauteloso e não vagaroso.

Veja na íntegra o quadro Trabalho e Sucesso!

Marcelo Lopes

marcelolopes@cidadeverde.com