Pan: Juliana dos Santos arranca na última volta e é ouro nos 5000m

Saiu a primeira medalha de ouro para o atletismo brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Na manhã desta terça-feira, Juliana Paula dos Santos cruzou a linha de chegada dos 5.000m em primeiro lugar com o tempo de 15min45s97, quase dois segundos à frente da segunda colocada, a mexicana Brenda Flores (15min47s19). O bronze foi para a norte-americana Kelly Taylor, com a marca de 15min52s78.

Faltando uma volta e meia para o fim da prova, Juliana era a terceira colocada, porém demonstrou estar segurando o fôlego quando, na última volta, arrancou com tudo para ultrapassar as adversárias dos Estados Unidos e do México.

Este é o segundo ouro da velocista em Jogos Pan-Americanos. No Rio de Janeiro, em 2007, ela venceu a prova dos 1.500m. Ela ainda detém os primeiros lugares no Sul-Americano de 2003 (1.500m) e 2006 (1.500m e 4x400m rasos).

"No fundo, eu sonhava com a medalha", disse, emocionada, Juliana. "Eu tenho certeza que muitos no Brasil estavam falando 'segura, Ju, deixa pro final'. O Adalto me ajudou muito. O Marílson (Gomes dos Santos) foi o precursor dessa medalha, me mostrando que sou capaz, que dava pra voltar depois de uma gestação, correr em nível internacional", festejou ao canal Sportv.

Esta foi a 31ª medalha de ouro para o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. O País é o terceiro colocado no quadro geral de medalhas, com mais 29 pratas e 44 bronzes.

Bronze

No arremesso de dardo, Jucilene de Lima lançou a 60,42m, terceira melhor marca da competição, e ficou com a medalha de bronze. O ouro foi para a local Elizabeth Gleadle (62,83m), enquanto a Kara Winger (61,44m) levou a prata. Outra brasileira que disputou a prova foi Laila Domingos. Ela arremessou em 58,19m e terminou na quarta posição.

Esperança brasileira fora do pódio

Grande esperança de medalhas para o Brasil no salto com vara, Thiago Braz, prata na etapa de Roma da Liga Diamante (5,86m), falhou em suas três tentativas de saltar o sarrafo nos 5,40m e foi eliminado da disputa. Mesma situação ocorreu com o seu compatriota Fábio da Silva.

Fonte: Gazeta Press