"Nosso rio está morrendo", diz secretário de meio ambiente sobre baixo nível do rio Poti

O secretário municipal de meio ambiente de Teresina, Aluísio Sampaio, acompanhou a equipe do Jornal do Piauí, dentro do rio Poti, para mostrar a situação grave do baixo nível das águas. Segundo ele, a travessia de veículos é constante e fez um alerta: "Nosso rio está morrendo".

"Estamos vivendo uma crise hídrica no mundo, é preciso que as pessoas tenham consciência de que a população está usando acima do que há de recursos naturais disponíveis", disse ele.

O Cidadeverde.com divulgou ontem (19) vídeo feito por fiscais da Semam e do Ibama em que um caminhão atravessa completamente o leito do rio. Hoje, a TV Cidade Verde flagrou até mesmo motocicletas fazendo o percurso. O secretário destacou que diante da situação, é preciso que a população se una às autoridades para preservar este recurso.

"Isso aqui é consequência de desmatamento, que leva ao assoreamento. Precisamos que as pessoas e as autoridades se juntem para tentar salvar o rio Poti", declarou.

A Semam está realizando a Operação Pente Fino no rio, que teve início no começo do mês e conta ainda com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Ambiental. A fiscalização flagrou pontos de coleta irregular de água, por parte de empreendimentos da capital. Além disso, foram identificados pontos de despejo de esgoto.

As ações caracterizam crimes ambientais. A Operação tem previsão de conclusão para o fim deste mês e um relatório será produzido com detalhes dos crimes ambientais e irregularidades identificadas.

Maria Romero redacao@cidadeverde.com