Prefeitos marcham da Assembleia ao Karnak contra crise nos municípios

As prefeituras do Piauí ficarão fechadas nesta quarta-feira (27). Prefeitos do interior do Estado marcharão da Assembleia Legislativa do Piauí ao Palácio de Karnak, onde se reunirão com o governador Wellington Dias para buscar apoio e discutir parcerias que ajudem os gestores piauienses a enfrentar a crise. De acordo com o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Arinaldo Leal, a situação é de estrangulamento. 

"Há alguns anos estamos sofrendo com o arrocho...Todo ano aumentam as despessas e obrigações impostas por leis e Governo Federal, como a questão do piso para o magistério, para agente de saúde, programas como o PSF, agentes comunitários de saúde, ou seja, já estávamos em uma situação de sufoco e agora com a crise nacional e mundial, estamos em uma situação de estrangulamento, sem ter condições de pagar a folha dos servidores, sem poder fazer investimentos, atraso com fornecedores. Preparamos essa mobilização para mostrar a real situação dos municípios", disse Arinaldo Leal. 

Na Alepi, os gestores irão entregar para os deputados um documento que revela a situação financeira de cada cidade. O encontro com o governador está marcado para as 10h30. Entre as reivindicações está o atraso de dívidas da gestão estadual com a prefeituras. 

"Os débitos são da gestão passada, mas o Estado está nos devendo. São dívidas como o cofinanciamento da saúde, a questão do transporte escolar...além disso, tem a questão da seca. Depois dessa reunião com o governador, iremos nos unir para buscar no Supremo Tribunal Federal, a definição para a problemática dos royalties de petróleo, ao qual o governador é um dos autores da lei e grande incentivador. Queremos unidos enfrentar a crise", disse Arinaldo Leal. 

 

Graciane Sosua gracianesousa@cidadeverde.com