Penúltima fase do concurso dos Cartórios do Piauí será nos dias 19 e 20 de setembro

A quinta e penúltima etapa do concurso dos cartórios do Piauí, qual seja, a realização da prova oral vai acontecer nos dias 19 e 20 de setembro. A informação foi confirmada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), desembargador Raimundo Eufrásio Alves Filho.

As provas orais serão realizadas no Centro Universitário Uninovafapi. No sábado os testes orais serão realizados das 7h às 12h e de 14h às 18h e no domingo também no mesmo horário do sábado.

A CESP/UNB é a banca organizadora do certame e Raimundo Eufrásio destaca que esta fase do concurso é de total responsabilidade da organização, que vai enviar para as arguições dos candidatos 48 magistrados, todos a cargos da CESP/UNB.

Segundo a vereadora Graça Amorim, o concurso estava emperrado no TJ-PI. "Há dois anos houve a primeira publicação do edital, porém, o Tribunal de Justiça do Piauí cumpriu apenas 4 das 6 etapas necessárias para ocupação nos cartórios do estado. Falta a fase oral e a prova de títulos. Ninguém entende por que o concurso não é finalizado", frisa.

Logo após a vereadora ter abordado a morosidade para a realização do concurso em pronunciamento em sessão plenária na Câmara de Teresina nesta semana, o TJ-PI anunciou a retomada do processo.  

 

A prova oral Para a prova oral, o candidato deverá observar todas as instruções contidas no item 12 do Edital nº 1, de 19 de julho de 2013, e neste edital. Estão eliminados do concurso público os candidatos que não foram convocados para a prova oral. 

A prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, valerá 10,00 pontos e versará sobre o conhecimento técnico abrangendo as disciplinas relacionadas no quadro de provas constante do subitem 7.1 do Edital nº 1, de 19 de julho de 2013.

A prova oral será prestada em sessão pública, na presença dos membros da Banca Examinadora, dos fiscais de sala e do cinegrafista. Na avaliação da prova oral serão considerados o domínio do conhecimento jurídico, a articulação do raciocínio, a capacidade de argumentação e o uso correto do vernáculo. 

A prova oral terá duração de até 20 minutos, tempo em que o candidato deverá responder às arguições dos membros da Banca Examinadora.  Considerar-se-ão aprovados e habilitados para a próxima etapa os candidatos que obtiverem nota não inferior a 5,00 pontos.   Da Redação redacao@cidadeverde.com