Comitê organizador anuncia 90 mil vagas temporárias para os Jogos

O Comitê Rio 2016 lançou na manhã nesta quarta-feira (16) as inscrições para 90 mil postos de trabalho nos Jogos Olímpicos. Cinco mil pessoas serão contratadas diretamente pela organização, enquanto 85 mil vagas são direcionadas para empresas fornecedoras de serviços. As inscrições já podem ser feitas pela internet. As contratações começam a ser realizadas em janeiro de 2016 e variam de três meses a nove meses, dependendo da função. Além do Rio, terão vagas em Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo, onde serão realizados jogos de futebol.

Segundo Riccardo Barberis, presidente da ManpowerGroup, empresa responsável pela seleção, o recrutamento acontecerá por meio de um misto de experiência virtual e presencial. O candidato poderá acompanhar pelo site todo o processo de seleção. A faixa salarial dos contratados pelo Comitê vai variar de R$ 1.500 a R$ 6 mil. Segundo Henrique Gonzalez, diretor de Recursos Humanos do Rio 2016, os contratos serão feitos conforme as regras da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), com todos os direitos, exceto a multa rescisória por ser um contrato temporário.

A definição sobre os salários referentes ao restante das vagas ficará a cargo dos fornecedoras. Há duas formas de cadastro: direto no portal, a partir de dados pessoas como o CPF e vinculando a conta do Linkedin.

Riccardo Barberis, cuja empresa já tem experiência em eventos como as Olimpíadas de Atenas, será uma grande empreitada. Segundo ele, para selecionar os cinco mil, a equipe terá que analisar cerca de 50 mil inscrições.

"Montamos um processo que é um misto de contato virtual e presencial", disse Barberis.

Fonte: O Globo