Fabinho e Eduardo brilham, River vence Ypiranga e se aproxima da final da Série D

Eduardo passou a Série D quase toda sem balançar as redes. Mas depois de quebrar o jejum contra o Lajeadense (RS) nas quartas de final da competição, ele parece em lua de mel com o gol. Na noite deste sábado (24), o camisa 11 marcou dois gols e comandou o River na vitória por 2 a 0 sobre o Ypiranga (RS) pela ida das semifinais do torneio. O resultado, que teve Fabinho como um coadjuvante de luxo, deixou o time piauiense muito próximo da final da quarta divisão nacional.

Entusiasmado com o acesso e empurrado pela torcida que novamente encheu o Albertão, o River foi senhor do primeiro tempo, principalmente embalado pelas grandes atuações do zagueiro Índio e do atacante Fabinho. Enquanto o capitão e camisa 3 comandou o sistema defensivo com rebatidas e roubadas de bola, o artilheiro do Galo na Série D protagonizou os principais lances de perigo da etapa inicial.

Foi Fabinho, por exemplo, quem levantou a torcida aos oito minutos, após drible desconcertante em Claudinho e chute forte por cima do gol defendido pelo goleiro Carlão. Pouco tempo depois, o camisa 11 até balançou as redes, mas em lance que já havia sido paralisado pela arbitragem.

O domínio do Galo se transformou em pressão a partir dos 30 minutos, primeiro com novo chute de Fabinho, e depois com a bomba de Rogério que parou na grande defesa de Carlão.

A pressão se transformou em gol aos 36 minutos. Fabinho recebeu bola na esquerda e cruzou para a área. A defesa gaúcha tentou afastar, mas entregou a bola de graça para Eduardo, que chutou para o gol aberto e fez 1 a 0.

A dobradinha entre Fabinho e Eduardo quase resultou no segundo gol tricolor aos 40: o camisa 11 cruzou na medida e o comandante do ataque riverino carimbou o travessão.

O segundo tempo começou como o primeiro terminou: com Fabinho dando trabalho para a defesa do Ypiranga logo aos quatro minutos, em chute defendido por Carlão.

Aos poucos, porém, o time gaúcho tentou equilibrar o jogo, especialmente em jogadas do trio ofensivo formado por João Paulo, Maycon e Saldanha. Mas foi o Galo quem chegou mais perto do gol: aos 14 minutos, após troca de passes entre Fabinho, Thiago Dias, Júnior Xuxa e Esquerdinha, a bola sobrou para Tote, que chutou forte e acertou a rede, mas pelo lado de fora.

Com o jogo aberto, a resposta do Ypiranga veio dois minutos depois. Robson arriscou de fora da área e Fernando desviou. Naylson fez grande defesa. Mas a melhor oportunidade dos gaúchos aconteceu aos 29. E que susto levaram os riverinos! Thiago Costa aproveitou cobrança de escanteio e mandou na trave e assustou o goleiro riverino.

Quando o jogo parecia se encaminhar para uma vitória magra, Fabinho e Eduardo trataram de fazer o Galo ampliar a vantagem. Após defesaça de Carlão, o baixinho cruzou e o camisa 9 empurrou para as redes, jogando para longe a "zica" e trazendo para perto a tranquilidade de uma vitória por dois gols de diferença.

Com o resultado deste sábado, o Tricolor pode se classificar para a final da Série D até com uma derrota por um gol de diferença. Uma nova vitória riverina ou um empate também levam o time comandado por Flávio Araújo para a decisão. Ao representante do Rio Grande do Sul, resta uma vitória por três gols de diferença para seguir sonhando com o título da competição. O tira-teima entre piauienses e gaúchos acontece no próximo sábado (31), no Colosso da Lagoa, em Erechim. O duelo está marcado para as 17h (horário de Brasília).

Flávio Meireles flaviomeireles@cidadeverde.com