Edson Melo critica projeto de climatização de ônibus proposto por vereadora

Nesta quarta-feira (04), os vereadores reapresentarão o projeto sobre a climatização das linhas de ônibus da capital. Anteriormente, a proposta- de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS)- havia sido vetada por 11 parlamentares e foi reformulada após repercussão negativa na sociedade. Em entrevista ao Notícia da Manhã, o vereador Edson Melo (PSDB)- um dos responsáveis pela reformulação do projeto juntamente com mais 16 vereadores- caracterizou a proposta inicial como inconstitucional, demagógica e politiqueira. 

"Reformulamos não pela pressão popular, mas foi a consciência da maioria dos vereadores. A vereadora que apresentou este projeto (Cida Santiago)-não tem um menor conhecimento da área, nem das consequências daquele projeto. Aquela proposta era inócua, jamais poderia ser aplicada. Inicialmente, a ideia era que, em 10 meses,  toda a frota fosse adaptada para a climatização e isso, tecnicamente, era impossível: adaptar ar-condicionado em ônibus velhos", disse Melo.

Pelo projeto, que será apresentado hoje, apenas ônibus novos deverão ser climatizados e, paulatinamente, 50 transportes coletivos por ano, prioritariamente, nas linhas frontais. Segundo o vereador, essa proposta não implicaria em reajustes na tarifa de ônibus, diferentemente, do projeto anterior. 

"Não haverá custos, porque a renovação da frota já está prevista no contrato com as empresas. Teresina vai ter ônibus com ar-condicionado de fábrica, sem gambiarras e sem demagogia. Esse incremento é de apenas 2% ou 3% na tarifa. Esse projeto é 'pé no chão' e seguirá todo um cronograma. Abomino o aspecto politiqueiro do projeto. Sou vereador de Teresina há seis mandatos e tenho característica de não mentir e não enganar a população. temos que fazer o que é possível, dentro da realidade, sem criar impacto na tarifa", acrescenta. 

Além da climatização, os novos transportes coletivos teriam ainda câmeras de monitoramento e sistema de wi-fi. O projeto será protocolado ainda nesta manhã e deverá ser aprovado até o fim do mês.

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com