Secretário abre sindicância para apurar tortura na Irmão Guido

O secretário de Justiça do Piauí, Daniel Oliveira, assinou portaria abrindo sindicância para apurar denúncias sobre agressão a 17 presos da Penitenciária Regional Irmão Guido, em Teresina.

Esses detentos tentaram fugir da unidade prisional, no dia 10 de novembro, cavando um túnel, quando foram abordados por agentes e policiais militares de plantão, que impediram que eles se evadissem da penitenciária.

Para o secretário de Justiça, o momento é de cautela, para que a investigação identifique o que, de fato, ocorreu com esses detentos. A Comissão de Sindicância Administrativa terá 30 dias para concluir a investigação.

"Não toleramos e seremos implacáveis contra qualquer tipo de agressão. Vamos agilizar a apuração, para verificar o que realmente aconteceu, sem pré-julgamentos, e estamos abertos ao diálogo com todas as instituições defensoras dos direitos humanos, de modo a coibirmos qualquer tipo de conduta que contrarie nossa filosofia de humanização", diz Daniel.

Por meio da sindicância, que é um procedimento padrão em caso de problemas nas unidades prisionais, serão ouvidos os agentes penitenciários, policiais militares e os presos.

Da Redação redacao@cidadeverde.com

 

Tags: Irmão Guido