Festa da Beleza Negra acontece hoje (20) no Clube dos Diários

O Clube dos Diários recebe hoje, dia 20 de novembro, data em que se celebra a Consciência Negra, a partir das 19h, a festa da beleza negra. O evento marca o final do IV Encontro Nacional de Literaturas, Histórias e Culturas Afro-brasileiras e Africanas ou África Brasil 2015 e conta com apresentação do grupo Coisa de Nêgo e da dupla maranhense Djalma Chaves e Nosly.

Abrindo o evento, os músicos maranhenses vão apresentar o show Andarilho Parador. "Essa é a primeira capital do nosso projeto e o prazer maior é participar do dia nacional da Consciência Negra e dividir o palco com o grupo Coisa de Nêgo", disse Nosly, revelando que o show contará com a participação de Roraima.

A organização garante que a festa da beleza negra será uma grande celebração da data tão importante na luta contra o preconceito. "Vamos ter muita energia positiva nessa festa e muita música piauiense", ressaltou Assunção Aguiar.

A luta continua Celebrado em todo o país, desde 2003, o Dia da Consciência Negra foi criado através da Lei 10.639, que também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira no calendário escolar, permitindo o resgate sobre a influência de povos negros na história econômica, política e social do país.

Para a presidente do Instituto da Mulher Negra Piauiense, Sônia Terra, o dia é uma forma de celebrar a luta contra o preconceito e celebrar o orgulho de ser negro. "Temos jovens negros mortos todos os dias e um grande número de feminicídio, que aumentaram em relação às mulheres negras, por exemplo. Vivemos ainda muitas dores enquanto povo negro, e nesse dia a gente celebra nossa resistência, nossa força guerreira e nossa capacidade de construir um país melhor onde a diversidade possa ser respeitada", afirmou.

Lucas Marreiros (Especial para o Cidadeverde.com) redacao@cidadeverde.com