Em inauguração de Ubas em Cocal, Margarete garante qualidade de atendimento

Para beneficiar mais de 1.131 famílias, foi inaugurada na Unidade Básica Avançada de Saúde (Ubas) Argeu Rangel, no município de Cocal de Telha, região Norte do estado. A governadora em exercício, Margarete Coelho, participou da inauguração, na noite dessa segunda-feira (14) e destacou que a unidade vai oferecer atendimento de qualidade à população.

Para ela, uma obra não se mede pelo tamanho, mas pela capacidade que tem de suprir as necessidades da população que atende. "Tenho convicção que a cidade ainda precisa de muita coisa, mas o Governo está disposto a melhorar as condições de mobilidade urbana e por uma energia como mais qualidade para os cocatelhenses”. Sobre as metas do Governo Estadual no setor da saúde, Margarete falou que “a ideia é descentralizar a saúde, ou seja, levar mais especialidades ao interior para que o trabalho de prevenção em saúde básica seja oferecido cada vez mais perto dos moradores”.

Segundo a superintendente de Atenção Integral à Saúde, Cristiane Moura Fé, que na ocasião representou o secretário estadual da Saúde, Francisco Costa, a obra é resultado da parceria entre as secretarias da Saúde e do Desenvolvimento Rural. Ainda, de acordo com a superintendente, “é muito gratificante poder conferir não apenas a entrega de uma obra de grande importância como essa, mas também que o Governo cumpre aquilo que se propõe a fazer”.

A Ubas vai beneficiar mais de 1.131 famílias. Para a presidente da Associação Maria de Lourdes das Mulheres de Cocal de Telha, Rosa Oliveira, esse é um momento histórico para os cocatelhenses. “Embora não tenha participado com recursos financeiros, tenho convicção que a entrega dessa unidade é resultado da luta de todas as companheiras da associação”, complementa.

 

Sobre a UBAS

A Ubas de Cocal de Telha, que recebeu o nome de Argeu Batista Rangel, em homenagem ao um carioca, que mora e continua gerando renda e emprego dentro do município no setor da agroindústria, contou com recursos do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird) e do tesouro estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

O complexo de saúde é composto por Unidade de Parto Normal (UPN) e Unidade de Atendimento Ambulatorial (UAA), e visa beneficiar mais de 1.131 famílias. Os equipamentos da UBAS foram adquiridos como recursos do tesouro estadual, por meio da Secretaria da Saúde, na ordem de R$ 95.711, com contrapartida municipal de R$ 1.954.

 

Da Redação redacao@cidadeverde.com