Natação: Leonardo de Deus alcança índice olímpico em 1ª seletiva brasileira

Depois de um ano “desgastante”, o nadador brasileiro Leonardo de Deus conseguiu o índice olímpico já na primeira seletiva de natação, que foi realizada nesta quarta-feira (16 de dezembro) em Santa Catarina. Leonardo completou a prova dos 200m costas com o tempo de 1min57s43, o que é abaixo do mínimo estabelecido para a classificação: 1min58s22.

Leonardo de Deus conseguiu índice antes da final e pretende se poupar para outra prova (Getty Images)

Depois da conquista da vaga para os Jogos do Rio em 2016, o atleta gostou do resultado obtido e, junto com seu treinador, decidiu não nadar a final da prova. “Traçamos a estratégia de conseguir logo o índice, até por que minha principal prova é somente no sábado, os 200m borboleta”, afirmou Leonardo.

Apesar de um ano cansativo – quando o brasileiro conquisto o bicampeonato pan-americano, estabelecendo um novo recorde da competição, e disputou o Campeonato Mundial de Kazan, que segundo o nadador foi “irregular” – Leonardo se mostrou feliz pelo fato de chegar na última parte da temporada e continuar com bons desempenhos.   

Além da classificação do nadador, o esporte aquático brasileiro já está garantido em quatro dos seis revezamentos que acontecerão nas Olimpíadas: 4x100 livre masculino e feminino, nos 4x200 livre feminino e nos 4x100 livre medley masculino. Esses resultados foram obtidos ao longo da disputa do Mundial de Kazan, na Rússia.

A última etapa clasificatória acontecerá em abril de 2016, no Troféu Maria Lenk, que servirá também como evento-teste para as Olimpíadas. Nesta segunda competição, disputada no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, as outras vagas serão definidas entre os nadadores. 

Fonte: Fox Sports