Campeões e rebaixados do Campeonato Brasileiro em 2015

O ano de 2015 foi de muita emoção em todas as divisões do Campeonato Brasileiro. Entre pontos corridos, fases eliminatórias e duelos em mata-mata, 24 equipes trocaram de Série para os nacionais de 2016.

No Brasileirão, quatro equipes acabaram rebaixadas para a Série B em 2016. Três dos times que subiram em 2014 voltarão a disputar a competição no ano que vem: Avaí, Vasco da Gama e Joinville. Quem acompanha o grupo é o Goiás, que não jogava a Série B desde 2012, quando foi campeão do torneio.

Os quatro clubes serão substituídos pelos primeiros colocados da Série B em 2015. Na dianteira vem o campeão Botafogo, que passou apenas um ano na divisão. Mesmo caso do Vitória, que sacramentou seu retorno à Série A. Além dos dois, América-MG e Santa Cruz voltam ao Brasileirão pela primeira vez desde 2011 e 2006, respectivamente. 

Quem não levou tanta sorte na Série B foram Macaé, ABC, Boa Esporte e Mogi Mirim. As três últimas equipes chegaram à última rodada já rebaixadas para a Série C em 2016, enquanto o Macaé jogou uma partida decisiva contra o Ceará no Castelão. Derrotado por 1 a 0, o Leão Carioca caiu para a Série C.

Por outro lado, quatro times garantiram presença na Série B de 2016 após irem bem na disputa da Série C em 2015. O campeão Londrina, que bateu o Vila Nova-GO na decisão, terá a companhia do Brasil-RS e do Tupi no torneio, além do próprio vice-campeão.

A última competição que trocou de participantes foi a Série D. Disputado em mata-mata, o torneio teve como campeão o Botafogo-SP, que derrotou o River-PI na decisão. Os dois subiram para a Série C junto com Ypiranga-RS e Remo, eliminados nas semi-finais. Os times serão substituídos na Série D por Madureira, Caxias, Águia de Marabá e Icasa, que foram rebaixados na Série C.

Subiram

Para a Série A

Além do campeão Botafogo-RJ, que conquistou com folgas o acesso à Série A, o Brasileirão de 2016 contará com as participações de América-MG, Vitória-BA e Santa Cruz-PE. Destaque para o Tricolor Coral, que não disputa a Série A desde 2006.

Para a Série B

Classificados para as semifinais da Série C, o campeão Vila Nova-GO, o vice-campeão Londrina-PR, Brasil-RS e Tupi-MG garantiram o acesso para a Série B em 2016. 

Para a Série C

O Botafogo-SP conquistou o título da Série D em 2015, derrotando o River-PI na decisão. Os dois terão a companhia de Ypiranga-RS e Remo-PA na próxima edição da Série C.

Desceram

Para a Série B

Ao fim do Brasileirão, quatro equipes tiveram o rebaixamento para a Série B confirmado: Avaí-SC, Vasco da Gama-RJ, Goiás-GO e Joinville-SC.

Para a Série C

Com a arrancada do Ceará, que evitou o rebaixamento para a Série C na última rodada, o Z-4 da Série B continha ao fim do campeonato: Macaé-RJ, ABC-RN, Boa Esporte-MG e Mogi Mirim-SP.

Para a Série D

Últimos colocados nos dois grupos, quatro times foram rebaixados da Série C para a Série D: Madureira-RJ, Caxias-RS, Águia de Marabá-PA e Icasa-CE.

Fonte: CBF