Teresina sedia pela 1º vez evento que seleciona projetos para a NASA

Teresina sedia pela primeira vez o Nasa Space Apps Challenge, uma iniciativa da Nasa que busca fomentar a inovação e a geração de idéias. Os projetos selecionados concorrem a visita à agência espacial americana com direito e assistir o lançamento de um foguete. Essa mostra de projetos acontece em todo o brasil,  e a finalidade é escolher alguns para serem enviados para a Nasa. 

“Os desafios tem níveis básicos, intermediários e avançados e os estudantes vem e desenvolvem seus projetos”, explica Francisco Marcelino, coordenador do evento.

Na mostra que acontece no Ifpi, foram apresentados softwares, equipamentos, arte, além de desafios espaciais que tenham como tema maior a estação espacial, do nosso sistema solar, e de missões a marte. Os desafios também abrangem o planeta terra, aeronáutica e tecnologias – o escopo é gigantesco. O evento dura ao longo de todo o fim de semana.

Para muitos, a primeira chance de competir em uma escala global. Em equipe, ou em times formados para conhecer o evento. No Piauí 108 projetos foram inscritos. No Brasil apenas três cidades recebem o evento. Fortaleza, Teresina e Vitória. A Nasa vai escolher dois projetos e dos 460 vai escolher cinco. 

É preciso levar laptop, monitor, mouse, teclado, argila, tinta, componentes elétricos, papel, e sua criatividade. A intenção do evento é ser colaborativo e não competitivo. além da premiação, as equipes foram julgadas nas seguintes categorias: 

•    melhor uso de dados •    melhor uso de hardware •    maior impacto galático •    melhor conceito de missão •    escolha popular •    mais inspirador

O evento tem ainda um código de conduta que se dedica ao máximo para proporcionar uma experiência livre de assédio e preconceito não importa o gênero, ou identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, aparência, raça, ou religião. Não é tolerado qualquer tipo de assédio por parte dos participantes.

Reportagem de Indira Gomes Rayldo Pereira rayldopereira@cidadeverde.com