Piauí inicia campanha de vacinação contra febre aftosa e brucelose

Foi lançada oficialmente neste sábado (07) a campanha de vacinação contra a febre aftosa e brucelose do Piauí na fazenda Polpa Rio Grande, zona rural de Teresina. O Governador Wellington Dias acompanhou o lançamento vacinando bovinos junto ao secretário de desenvolvimento rural do estado, Francisco Lima, representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).

A vacinação começou no dia 1º de maio e vai até o dia 31. A partir do dia 31 de maio, até o dia ao dia 15 de junho, os criadores poderão receber a certificação da vacinação o governador lembrou que no Piauí existe cerca de 1 milhão e 650 mil bovinos e bubalinos.

A meta é vacinar mais de 97% que foi a base de vacinação no Piauí em 2015. "Também ganha com a vacinação o criador porque com seu gado livre da aftosa ele acaba agregando valor de mercado e passa a ser mais valorizado na rua comercialização. O importante é que os produtores já tenham estão tendo essa consciência de vacinar porque eles sabem que isso garante maior qualidade ao gado do estado", afirmou o governador.

O Governador fez um chamamento público para que a meta de vacinação possa ser batida novamente e o Piauí continue com o selo de área livre da aftosa. A vacinação contra a aftosa deve ser feita em todo bovino e bubalino adulto, mas a prevenção contra a brucelose só é feita com a vacinação das bezerras consideradas jovens, que tem menos de 24 meses.

O secretário de desenvolvimento rural, Francisco Lima, lembrou que a campanha de vacinação garante melhor qualidade a carne ao leite e aos insumos do gado e que assim ele pode ser considerado mais competitivo no mercado.

Lyza Freitas (Flash do Local) Lucas Marreiros (Redação) redacao@cidadeverde.com