Entra em vigor lei que dará 90% de descontos aos mutuários devedores

A partir de segunda-feira (16), entrará em vigor a nova lei que aumenta para 90% o desconto concedido a mutuários inadimplentes com a extinta Companhia de Habitação do Piauí (Cohab).

O governador Wellington Dias (PT) sancionou a lei que foi aprovada na Assembleia legislativa. O presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi), Ricardo Pontes, informou que a nova regra irá beneficiar mais de sete mil empreendimentos no Estado.

“Na lei o desconto de 90% é para pagamento a vista e quem não puder pagar vai ter desconto no parcelamento”, disse Ricardo Pontes.

Segundo o presidente da Emgerpi, o parlamento poderá ser feita em até 60 vezes. A negociação poderá ser feita da Casa do Mutuário, na praça Saraiva.

“A Engerpi está fazendo ações itinerantes. Tanto nos bairros de Teresina como no interior do Estado. Já fizemos nos bairros Parque Piauí, Bela Vista, Passargada, Alô Teresina e fizemos dois dias em José de Freitas”.

Os próximos municípios a serem visitados são União, Demerval Lobão e Altos.

A nova lei também determina o pagamento de entradas mínimas, no valor de apenas duas parcelas da dívida acordada, acabando com a exigência de pagamento de até 30% de entrada no ato da renegociação. O mutuário continuará tendo direito a desconto de 40% sobre os acréscimos moratórios ao parcelar a dívida em até 36 meses; 30% ao optar por até 48 parcelas; e 20% caso decida por dividir o montante em até 60 meses.

“Temos na carteira uma inadimplência de mais de R$ 25 milhões, valores globais”.

Os interessados devem procurar a Casa do Mutuário, na rua Olavo Bilac, nº 1116, por trás da Igreja de Nossa Senhora das Dores, na praça Saraiva. A iniciativa foi motivada por um indicativo de lei do deputado estadual Dr. Hélio, para aperfeiçoar o Programa Minha Casa Legal.

 

Flash Yala Sena yalasena@cidadeverde.com