Piauí vai aderir à agenda de desenvolvimento sustentável do Pnud

Representantes do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) se reuniram com o diretor-geral da Fundação Cepro, Antônio José Medeiros, nessa quarta-feira (9), para discutirem a adesão do Piauí à agenda de desenvolvimento sustentável do programa. Será constituído um comitê que apresentará um plano de trabalho ao governador.

Em julho deste ano, o embaixador da Organização das Nações Unidas (ONU), no Brasil, deverá vir ao Piauí para a assinatura do termo de adesão e apresentação do plano de trabalho com metas para o desenvolvimento sustentável do estado até 2030. 

A agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a prosperidade. Ela busca fortalecer a paz universal com mais liberdade e reconhece que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global ao desenvolvimento sustentável.

O documento contém 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, e um arcabouço para acompanhamento e revisão. Os ODS são integrados e indivisíveis e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Na disseminação e no alcance das metas estabelecidas pelos ODS, é preciso promover a atuação dos governantes e gestores locais como protagonistas da conscientização e da mobilização em torno dessa agenda.

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares 2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar, melhorar a nutrição 3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos 4. Garantir educação inclusiva, equitativa e de qualidade 5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas 6. Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água 7. Garantir acesso à energia barata, confiável e sustentável 8. Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável 9. Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva 10. Reduzir a desigualdade entre os países e dentro deles 11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros e resilientes 12. Assegurar padrões de consumo e produção sustentável 13. Tormar medidas urgentes para combater a mudança do clima 14. Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos 15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável das florestas 16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável 17. Fortalecer os mecanismos de implementação e revitalizar a parceria global

Da Redação redacao@cidadeverde.com