Mortes de jovens nas estradas é por falta de uso do cinto

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que cerca de 30% dos 5.497 acidentes ocorridos em 2007, o que corresponde a 1.620, nas rodovias federais do Piauí envolveram jovens de 18 a 25 anos. Nesses acidentes ficaram feridos 1.420 e 164 mortos.

Até o final de julho deste ano, foram registradas 90 mortes, sendo que 12 delas foram jovens de 18 a 25 anos. De acordo com o Chefe de Fiscalização da PRF, inspetor Ciro Ricardo, os acidentes mais graves envolvendo jovens estão relacionados ao álcool e aos cuidados necessários que se deve ter no trânsito, principalmente quanto ao uso do cinto de segurança.

?Os jovens não se importam em usar o colocar o cinto de segurança e esquecem que ele é fundamental para a integridade física dos condutores e passageiros, pois o seu uso pode salvar vidas. Mesmo que a pessoa fique presa, no caso dos capotamentos, o cinto evita que a pessoa seja sacada do carro?, explicou o inspetor Ciro Ricardo.

Estatísticas nacionais da PRF registram que 35% das notificações de infrações de trânsito são feitas para jovens que não usam o cinto de segurança ou estão sem capacete (motoqueiros). As maiores causas de mortes também resultam desses fatores.   Ciro Ricardo alerta ainda que o cinto é de extrema importância principalmente nas pequenas distâncias, onde há maiores registros de acidentes fatais. No caso das estradas, na reta final da viagem.   Para quem não usa o cinto a multa é de R$ 127,00. A falta é considerada infração grave com perda de cinco pontos na carteira de habitação.   Flash de Caroline Oliveira (da sede da PRF)Redação de Conceição Santos Fotos de Caroline Oliveiraredacao@cidadeverde.com

 

 

 

 

Tags: