Barcelona vence o Sevilla e fatura Supercopa da Espanha

O Barcelona não deu chances à zebra e o conquistou o primeiro título oficial da temporada nesta quarta-feira (17 de agosto). 

Recebendo o Sevilla – apoiado pela vantagem de 2 a 0 no jogo de ida e pela torcida no estádio Camp Nou – a equipe catalã sofreu na primeira etapa, mas foi implacável nos 45 minutos finais, e garantiu a vitória por 3 a 0. Turan, duas vezes e Lionel Messi compuseram o placar e garantiram o título da Supercopa da Espanha.

Fazendo sua estreia na Europa e figurando entre os destaques negativos da partida, Paulo Henrique Ganso não conseguiu mostrar um bom cartão de visitas. O meia ficou completamente apagado na partida, não desequilibrou e ainda foi substituído aos 12 minutos do segundo tempo.

Em um confronto que marcou o embate entre equipes que também sofreram com a venda de jogadores, foram os catalães que conseguiram fazer valer o favoritismo, apesar de várias chances criadas pelo time de Sampaoli.

Pelo lado do Barça, que preferiu poupar grandes nomes como Luis Suárez, Raktic, Jordi Alba e Piqué, todos no banco de reservas no começo do duelo, as transferências ficaram por conta dos laterais Daniel Alves e Adriano, além do zagueiro Bartra. A equipe comandada por Luis Enrique ainda teve dois desfalques de peso: Iniesta, lesionado e Neymar, à serviço da Seleção Brasileira.

Já os andaluzes sofreram um grande desmanche e estão em fase de transição. Coke, Krichowyak e Gameiro assinaram com outros clubes.

Como é característico, os donos da casa entraram em campo para manter a posse de bola. No entanto passaram por grandes sustos nos instantes iniciais, que foram marcados por muito equilíbrio.

Logo aos 3 minutos, Ben Yedder recebeu lindo passe de Correa e chutou cruzado; Bravo estava ligado e conseguiu espalmar. O Sevilla esboçou mais uma pressão no começo, contando com alguns escanteios, mas não conseguiu definir.

Depois disso, foi a vez do Barcelona crescer na partida e conseguir abrir o placar. Aos nove minutos, Arda Turan recebeu lindo passe de Messi e tocou na saída de Sergio Rico. As equipes seguiam com chances despretensiosas para cada lado, mas falhavam nas finalizações.

A essa altura do duelo, quem seguia muito apagado era Paulo Henrique Ganso. O meia ex-Santos e São Paulo estava longe de apresentar seu melhor futebol e mal conseguia encostar na bola.

Com problemas para superar a posse de bola da equipe blau-grana, os andaluzes tiveram a chance de empatar em cobrança de pênalti, mas Bravo brilhou. Aos 30 minutos, após o juiz entender toque de mão intencional de Umtiti, Iborra foi para a cobrança e viu o goleiro chileno caçar o canto direito para espalmar.

Depois da chance, a partida esfriou e começou a ficar muito truncado, só voltando a esquentar momentos antes de o árbitro apitar para o intervalo. Aos 45 minutos, Ben Yedder recebeu bola escorada, cabeceou e viu a bola tocar o travessão antes de se encaminhar para a linha de fundo.

Diferente da primeira etapa, o Barça conseguiu transformar a posse de bola em grandes chances, não sofreu com ataques incisivos dos adversários e foi implacável.

Antes de o cronômetro chegar a um minuto, Arda Turan, de novo, aproveitou um verdadeiro vacilo da defesa e, livre de marcação na entrada da área, chutou de primeira, encobrindo o goleiro Bravo, para ampliar a vantagem catação.

Seguindo com a bola e vendo um Sevilla muito mais desesperado que criativo, o time azul e grená seguia dominante e não tardou a fazer mais um gol. Aos 10 minutos, Digne recebeu lindo passe de André Gomes e cruzou na medida para Lionel Messi. O craque, no auge dos seus 1,70m, subiu mais que toda a marcação e anotou de cabeça.

Com a vitória e o título garantido, o Barcelona apenas administrou o placar até os minutos finais. O fato de os donos da casa jogarem com um jogador a menos a partir dos 10 minutos – Mascherano saiu machucado e Luis Enrique já havia gasto todas as substituições – não mudou absolutamente nada e o resultado foi mantido. 3 a 0 na Catalunha e Barcelona campeão da Supeprcopa da Espanha.

Fonte: Fox Sports