Candidatos exaltam planos de governo no encerramento do debate

Nas considerações finais do debate, os sete candidatos à prefeitura de Teresina  aproveitaram a oportunidade para defenderem seus planos de governo. Durante 1 minuto, os concorrentes ao executivo municipal destacaram melhorias para a capital, segundo suas convicções.

A primeira a falar foi Luciane Santos (PSTU). A candidata defendeu que é preciso a barrar a “exploração” dos empresários ao povo pobre da periferia.  “Trabalhador tem que votar em trabalhador”, disse.

Everton Diego (PSOL) pediu que a população teresinense não perdesse a fé nas eleições democráticas e se interessasse mais pela política. O candidato criticou, ainda, a reeleição e fez um apelo aos eleitores: “Não reelejam prefeitos e vereadores. É possível mudar nossa realidade”, declarou.

O candidato petebista, Amadeu Campos, ressaltou que agora, com o debate, de fato, as eleições municipais começaram. O jornalista assegurou que tem o melhor plano de governo entre os candidatos que disputam a prefeitura. “Quero contribuir  para fazer uma Teresina melhor, como a população merece. É preciso renovar”, defendeu.

Lourdes Melo (PCO) aproveitou o tempo de considerações finais para criticar o processo de impeachment da presidenta afastada, Dilma Rouseff (PT). A professora atacou o posicionamento do PSTU diante da conjuntura e chamou a agremiação política de “golpista”. A candidata também fez críticas ao tempo estipulado pelo Tribunal de Regional Eleitoral para propaganda eleitoral em Rádio e TV.  “Eleição é uma farsa. Oito segundos no horário é golpe. Convocamos os trabalhadores a se juntarem com o PCO para construir a luta”, convocou.

Em meio às acusações de Lourdes Melo, a candidata do PSTU teve direito de resposta concedido e alegou que a classe trabalhadora sofre golpe desde quando o PT assumiu o governo federal.

O candidato do PTN, Quem-Quem, ressaltou o baixo custo da sua campanha e também criticou a reeleição. “Eu quero o povo comigo, os votos das famílias e lembrem-se: eles já tiveram lá e não fizeram nada por vocês”, disse aos telespectadores.

Dr Pessoa (PSD) prometeu que, se eleito for, vai encaminhar à Câmara Municipal de Teresina projetos de lei que melhorem a saúde, saneamento básico, educação e meio ambiente da capital. O candidato destacou também a parceria com a tenente-coronel Júlia Beatriz, que concorre como vice-prefeita na sua chapa. O médico saudou, ainda, os servidores públicos municipal. “Se eu for eleito, vou tratar vocês com respeito”, garantiu.

O candidato à reeleição, Firmino Filho (PSDB), reiterou que vai executar uma campanha eleitoral sem baixarias. “Queremos fazer uma campanha que respeite os candidatos e os teresinenses. Se eu for eleito, vou honrar o voto de confiança dos teresinenses e avançar cada uma das áreas de atuação da prefeitura”, prometeu o tucano.

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com) redacao@cidadeverde.com