Perícia na Igreja São Benedito deve durar pelo menos 10 dias

O pároco da Igreja São Benedito, no Centro de Teresina, Frei Edmilson, informou que somente a perícia deverá durar pelo menos 10 dias no local. Ontem (14), durante a madrugada, uma peça de alvenaria pesando cerca de 1 tonelada caiu do alto da torre da igreja e causou grande destruição. O local está fechado por tempo indeterminado e pode levar meses para ser reaberto. 

"Já estamos em contato com a equipe que cuida de construções e restaurações nas igrejas e um órgão específico fará a avaliação técnica e um orçamento para a obra. Depois, será levado à aprovação do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional]. Há uma previsão de que em até 10 dias isso seja finalizado", disse Frei Edmilson. 

Foram destruídos o telhado, cerca de oito bancos de madeira nos fundos da igreja, parte de um ar-condicionado e uma estátua de um anjo da época da construção do templo. No teto, a estrutura de sustentação foi parcialmente comprometida, o que gerou a necessidade de interdição. Para a reforma, o pároco pediu ajuda dos fiéis. 

"Agora precisamos da solidariedade dos fieis. Todas as colaborações serão bem vindas, ao todo oito bancos estão inaproveitáveis e estamos tomando cautela e avaliando o resto da obra para evitar um novo problema", disse.

A igreja possui mais de 130 anos e a queda da peça, segundo análise inicial, foi causada por desgaste do tempo. O local nunca passou por grande reforma e, como característica natural da época em que foi construída, a parte que se desprendeu não possuía grande estrutura de sustentação. 

Enquanto a igreja estiver fechada, as celebrações acontecerão no salão próximo à igreja, ao lado do convento São Benedito, que pertence a uma congregação franciscana. Nesta semana, têm início as celebrações pelo dia de São Francisco de Assis. 

 

Maria Romero com informações de Gorete Santos redacao@cidadeverde.com