Teresina terá semana de calor intenso, segundo Climatempo

A capital piauiense pode ter uma das semanas mais quentes do ano. Isso é o que aponta o Climatempo, que prevê a temperatura máxima de 40º durante vários dias e sem previsão de chuvas.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a última quarta-feira (14) foi considerado o dia mais quente do ano com a temperatura máxima de 39,7° com umidade abaixo de 20%. Antes, a maior temperatura havia sido registrada no último dia 07 de setembro, quando os termômetros marcaram 39,5°.

E agora segundo o site Climatempo, neste domingo (18) a temperatura média é em torno de 34° e a previsão para os próximos dias é de muito calor e baixa umidade. A máxima na segunda e na terça-feira é de 40°. Na quarta e na quinta-feira de 39º e na sexta 40°.

Baixa umidade Além das altas temperaturas, o instituto alerta para a baixa umidade do ar, que chega a menos de 20% no Piauí, o que pode causar problemas de saúde. 

A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). A umidade no ar é decorrente de uma das fases do ciclo hidrológico, o processo de evaporação da água, sendo que uma parte passa a compor o ar que circula na atmosfera. A umidade relativa do ar vai variar de acordo com a temperatura, a presença ou não de florestas ou vegetação, rios e represas. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) para valores entre 30 e 40% a região fica em estado de observação, para valores entre 20 e 30% em estado de atenção, entre 12 e 20% em estado de alerta e de emergência para valores abaixo de 12%.

A baixa umidade, bem como a alta umidade, geram uma série de problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros.

 

Diego Iglesias Redacao@cidadeverde.com