Hamilton leva a melhor sobre Rosberg e faz a pole em Interlagos; Massa é 13º

Lewis Hamilton e Nico Rosberg vieram para a classificação do GP do Brasil dispostos a não dar chances um para o outro. Sabendo da importância da pole position para conseguir uma vitória em Interlagos, os pilotos da Mercedes deram tudo de si, melhorando seus próprios tempos cada vez que iam para a pista. 

E, de forma espetacular, o inglês conseguiu ser melhor que o companheiro e vai largar na primeira posição amanhã, em corrida que começa às 14h (horário de Brasília). Kimi Raikkonen também foi muito rápido e conseguiu superar os carros da Red Bull, ficando com a terceira posição da largada.

Infelizmente para os brasileiros, Felipe Massa não conseguiu acompanhar o ritmo dos demais e foi eliminado no Q2 e vai largar em 13º. Felipe Nasr também não teve uma tarde feliz. O brasiliense teve o pior tempo do treino, sendo eliminado logo no começo e ficando atrás de Marcus Ericsson. O destaque do treino classificatório ficou com Romain Grosjean andando na casa do 1m11s e assumindo a sétima posição.

Q1

A primeira parte da sessão de classificação começou movimentada. Hamilton e Rosberg abriram os trabalhos, mas foram seguidos por todos os carros. Apenas Vettel demorou mais um pouco nos boxes, dando certa apreensão aos torcedores da Ferrari. Os carros da Mercedes, disputando o título, mostraram logo que a pole position é importantíssima para o GP do Brasil.

Nico melhorou seu desempenho, mas Hamilton veio com a “faca nos dentes” e fez, na primeira volta, o melhor tempo do final de semana até agora, 1m11s511. Felipe Massa fez um bom tempo com a Williams, 1m12s432 e garantiu logo vaga no Q2. O mesmo não aconteceu com Felipe Nasr, o mais lento da sessão, foi eliminado logo atrás do seu companheiro. Quem ficou de fora do restante da classificação foi Button, Magnussen, Wehrlein, Ocon, Ericsson e Nasr

Q2

A segunda parte da classificação não foi muito diferente da primeira. As Mercedes foram as primeiras a sair dos boxes, seguidas pelos carros da Williams e Red Bull. Os tempos de Rosberg e Hamilton, que já eram muito bons, foram ainda menores. Hamilton com 1m11s238 e Nico com 1m11s373 só foram seguidos por Max Verstappen, 0s461 atrás de Rosberg.

Em sua primeira tentativa, Felipe Massa não foi bem, o que o obrigou a ficar mais tempo na pista. Sem conseguir melhorar sua marca, o brasileiro foi para o tudo ou nada nos minutos finais para tentar sair da zona de corte e prosseguir para o Q3, mas não conseguiu. Os pilotos da zona de corte foram Bottas, Gutierrez, Massa, Kvyat, Sainz e Palmer.

Q3

A sessão começou, mais um vez, com Hamilton e Rosberg sendo os primeiros a marcar tempo, sempre com inglês saindo antes. E Hamilton mostrou toda potência da sua Mercedes logo na primeira volta cronometrada, fez os melhores segundo e terceiro setor e entrou na casa dos 1m10s, o único no final de semana. Nico não conseguiu ser tão perfeito quanto ele e cravou 1m11s022. As surpresas foram Grosjean fazendo a Hass andar abaixo de 1m12s pela primeira vez nesses dois dias e Fernando Alonso colocando a McLaren pra “voar”, marcando 1m12s266.

Fonte: IG