UFPI fica fora do ranking das 10 melhores do Brasil

Duas semanas depois de o então reitor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) -Ulysses Fagundes Neto - pedir demissão do cargo junto com toda a alta cúpula da universidade por suspeitas de mau uso do cartão corporativo, ela foi apontada como a melhor universidade do Brasil, segundo o Índice Geral de Cursos (IGC) - um novo indicador lançado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta segunda-feira (8).

Das dez primeiras colocadas, nove são federais, sendo quatro do estado de Minas Gerais. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) é a única instituição particular que está entre as dez, segundo o índice. Ela alcançou 385 pontos na escala e está oito posições atrás da Unifesp.

O ranking - que é o primeiro considerado oficial pelo MEC - separou as universidades, os centros universitários e as faculdades e institutos para evitar discrepância nos dados. Esta reportagem relata os resultados das universidades.

Entre os centros universitários, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC), lidera. Já entre as faculdades isoladas e institutos, a primeira da lista é a Escola Brasileira de Economia e Finanças (Ebef) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no Rio. O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), aparece na quinta colocação.

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) não fazem parte do ranking porque elas não participam do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) - um dos índices usados no cálculo do IGC.   A Unifesp alcançou 439 pontos em uma escala entre 0 e 500 pontos possíveis e é considerada pelo MEC a 'top' das universidades do país. ?Certamente, estes resultados têm a ver com o passado da universidade. Estamos medindo hoje uma coisa do passado, que diz respeito às últimas gestões. O resultado legitima o trabalho da universidade toda?, afirma a pró-reitora de graduação temporária, Lúcia de Oliveira Sampaio.

Segundo ela, a crise política que culminou com a renúncia do então reitor está relacionada aos gastos da instituição, se eles foram feitos de maneira correta ou não. ?A avaliação tem um outro sentido, que mostra se a universidade está indo bem ou não. E os resultados mostram que a Unifesp está indo bem?, aponta.

O bom resultado, para Lúcia, ?não é de todo inesperado?. ?A Unifesp teve sempre boas graduações e uma pós-graduação muito grande. Sempre foi prestigiosa. Nos últimos três anos é que houve uma expansão para outras áreas do conhecimento. Espero que ela tenha o mesmo caminho da tradição que tem sido colocada nos últimos anos.?

  As 10 melhores universidades do Brasil     Nome UF Tipo Pontos    Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

SP

Federal 439 Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) RS Federal 425 Universidade Federal de Viçosa (UFV) MG Federal 417 Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) MG Federal 414 Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) RS Federal 410 Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) MG Federal 402 Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) RJ  Federal 392 Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) SP Federal 390 Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) RJ Privada 385 Universidade Federal de Itajubá (Unifei) MG Federal 3                                                              

Veja aqui o ranking oficial do MEC (em ordem alfabética)

*o arquivo deve ser aberto em excel

    Fonte: G1 redacao@cidadeverde.com
Tags: