Sindicato dos Artistas promove capacitação em Parnaíba

Uma parceria entre o SATED/PI (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Piauí e SEBRAE/PI possibilitará a 22 grupos artísticos do litoral piauiense receberem capacitação na área de Legislação e Produção Cultural no período  de 15 a 16 de setembro na cidade de Parnaíba.

Jone Clay é presidente do Sindicato dos Artistas do Piauí  Serão 20 h/aulas divididas em dois módulos de estudos.  O primeiro enfocará  a legislação trabalhista para artistas e técnicos das artes cênicas e cinema, categorias amparadas pela 6.533/78 e seus decretos reguladores, bem como análise do mercado de trabalho piauiense para estes profissionais. O segundo abordará planejamento, organização e execução de ações culturais.

Os cursos serão ministrados pelo próprio Presidente da categoria, Jone Clay Macedo, que está no cargo há 10 meses e acumula 12 anos de experiência na área de produção cultural.

Em 19 anos de história, é a primeira vez que o SATED/PI desenvolve ações de capacitação profissional desta natureza.  O SEBRAE/PI participa destas iniciativas oferecendo toda infra-estrutura necessária à realização das atividades, através do Projeto Cultura e Negócios Integrados, que tem como gestora estadual Maria Alreni...

Esta parceria já acontece desde o mês passado, agosto, quando foi realizado em Teresina e Parnaíba a oficina de elaboração de Projetos Culturais com enfoque no Edital do BNB de Cultura, com o produtor cultural e diretor teatral W. Salmito.

?Encontramos no SEBRAE/PI o parceiro ideal para esta missão, o órgão já vinha trabalhando a economia da cultura em outras frentes, como o artesanato e gastronomia, por exemplo, mas agora, entra definitivamente na área da produção cultural e suas múltiplas linguagens, das artes cênicas, à música e á cultura visual.?

Há previsão de ampliação destes cursos, atendendo também a região sul do estado, mas precisamente a cidade de Floriano, onde se encontra grande número de pessoas envolvidas nestas atividades, notadamente em torno das artes cênicas, que incluem dança, teatro e circo.  Os realizadores pretendem fechar esta mesma programação para o mês de outubro naquela cidade, atendendo, assim, uma reivindicação da classe local.

 ?O Piauí, apesar de apresentar grandes potencialidades na área cultural, ainda tem um mercado muito resumido e amadorístico na área cultural. E função primeira do Sindicato dos Artistas contribuir com o desenvolvimento deste setor, preparando seus artistas para fazerem parte da chamada cadeia produtiva da cultura?, ressalta Jone Clay Macedo, presidente da Entidade Sindical.  

ATENDIMENTO AMPLIADO

Durante o período dos cursos, o Sindicato fará atendimento especial a artistas e técnicos locais que desejarem obter Atestado Profissional, ou seja, serão prestadas todas as informações necessárias ao encaminhamento para Registro profissional junto ao Ministério do Trabalho e Emprego daqueles que tiverem interesse de regularizar sua atuação.

Como o SATED /PI mantém apenas uma unidade de atendimento na capital, na maioria das vezes o atendimento a artistas e técnicos do interior se torna inviável, pelos custos de deslocamento e hospedagem.  Com mais esta ação, a Diretoria do SATED/PI espera  minimizar estas dificuldades e contribuir para o aumento de profissionais devidamente registrados no Estado.

  CURRÍCULO DO MINISTRANTE, JONE CLAY MACEDO ·    Presidente dos Sindicatos dos Artistas e Técnicos em Espetáculos do Piauí (SATED/PI); ·    Produtor cultural com 12 anos de experiência; ·    Executou projetos culturais ligados à Prefeitura de Teresina e ao Governo do Piauí; ·    Já excursionou por diversos estados brasileiros e dois países da Europa com a Cia. de Dança Luzia Amélia. ·    Cursa Comunicação Social ? Jornalismo.
Tags: