Arthur Moreira Lima encerra turnê pública em Teresina

Os teresinenses terão oportunidade de assistir, gratuitamente, a um concerto do pianista Arthur Moreira Lima, que é um dos maiores artistas do país e é reconhecido internacionalmente. Ele se apresentará às 19h desta quarta-feira, no adro da Igreja de São Benedito, no Centro.

A apresentação encerra o roteiro piauiense do músico, no Projeto Um Piano pela Estrada ? Brasil Sertões, patrocinado pelo Governo Federal e implementado no Piauí pelo Governo do Estado, através da Fundação Cultural do Piauí, Fundac. O objetivo é proporcionar gratuitamente a música clássica em locais de acesso público.

A apresentação de Arthur Moreira Lima na capital encerra a turnê piauiense do artista no Roteiro Brasil Sertões, que teve três etapas e 15 concertos. A primeira foi de 27 a 30 de julho, quando ele esteve em Parnaíba, Piripiri, Campo Maior e Altos. A segunda foi de 18 a 25 de agosto, cujo roteiro incluiu Corrente, Bom Jesus, São Raimundo Nonato, Floriano, Picos e Oeiras. A última etapa começou dia 2 deste mês e termina no dia 10, com shows em Barras, Pedro II, Esperantina, União e, finalmente, Teresina.

  Projeto tem 60 concertos

Moreira Lima se apresenta, com seu piano, no Caminhão Teatro, uma carreta Scania com carroceria que se transforma em palco equipado com som e luz, medindo 45 metros quadrados de área de cena. O pianista tem percorrido todo o país, executando músicas clássicas e populares, tanto brasileiras, como universais. No repertório, estão interpretações de artistas como Pixinguinha, Villa-Lobos, Beethoven, Bach, Mozart e Chopin, entre outros.

O Roteiro ?Brasil Sertões? começou no início do ano e tem 60 concertos em cidades da Bahia, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Moreira Lima viaja acompanhado da mulher, Margareth Monteiro, e da filha Graciela Garret, que são dentistas e, paralelamente, desenvolvem o Projeto Um Sorriso Pela Estrada. Nele, ministram palestras educativas sobre saúde bucal, aplicam flúor e ensinam alunos da rede pública.

  Arthur Moreira Lima

O artista nasceu no Rio de Janeiro e já aos seis anos começou a estudar piano. Aos nove, tocou um concerto de Mozart com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Aos 67 anos, é tido como uma das mais importantes personalidades culturais do país, tendo se projetado internacionalmente no Concurso Chopin.

Ele foi laureado nos concursos de Leeds, na Inglaterra, e Tchaikovsky, da Rússia. O músico tem feito turnês em países de todos os continentes e é capaz de lotar as principais salas de concertos das maiores cidades do mundo.