Após oito meses, Museu do Piauí será reaberto nesta quinta (02)

Após oito meses de reforma, o Museu do Piauí - Casa de Odilon Nunes (MUP) será reaberto às 11h, desta quinta-feira (02).  Entre as novidades estão a implantação de um novo projeto museográfico, novas salas, além de pinacoteca (galeria de pinturas) e recursos didáticos que auxiliarão no ensino-aprendizagem. 

"Trabalhamos para que essa estrutura ficasse a contento. Agora vamos ter um espaço climatizado para a exposições temporárias, uma grande conquista, uma vez que muitos artistas se recusavam a vir para o museu porque não havia essa área climatizada", disse o secretário estadual de Cultura, Fábio Novo. 

O MUP possui acervo diversificado que compreende desde o período pré-histórico ao contemporâneo. Na nova organização interna das salas haverá espaço dedicado à arte sacra, duas salas dedicadas às culturas negra e indígena, além do tradicional espaço dedicado à história do Piauí.

O secretário explica que boa parte do acervo foi restaurado, bem como novas peças foram adquiridas. Ele cita, como exemplo, um pilão em pedra dos índios cariris, datado de mais de 3 mil anos, traazido da região de Queimada Nova, a 522 km de Teresina.

"A Secretaria de Estado da Cultura tem uma oficina de restauração. Peças, cadeiras antigas, relógios e outros objetos foram restaurados. Fora isso, foi realizado um trabalho extraordinário pelo professor Paulo Vasconcelos, da UFPI, que com uma equipe de 80 estudantes, percorreu mais de 4 mil quilômetros no Piauí, visitando quilombos, comunidades remanescentes indígenas do Piauí e conseguiram muitas peças como fotografias de todos os quilombos, ou seja, muita coisa interessante", elenca Fábio Novo. 

 

Graciane Sousa gracianesousa@cidadeverde.com