Cruzeiro bate Nacional na estreia da Copa Sul-Americana

O Cruzeiro tomou um susto logo aos 4 minutos da partida desta terça-feira, contra o Nacional-PAR, na estreia da Copa Sul-Americana. No entanto, o time comandado por Mano Menezes mostrou maturidade para virar o duelo e vencer os paraguaios pelo placar de 2 a 1, no Mineirão. 

Santana abriu o marcador para o Nacional-PAR, mas Thiago Neves e Ábila garantiram mais um triunfo para o Cruzeiro nesta temporada. O confronto de volta entre as equipes acontece no dia 10 de maio, no Paraguai. O Cruzeiro joga pelo empate para avançar de fase na Copa Sul-Americana.

O jogo desta terça-feira foi difícil para o Cruzeiro. A equipe visitante marcou um gol logo no início do primeiro tempo e dificultou a vida celeste. Salgueiro lançou a bola na área em cobrança de falta. Santana antecipou a marcação e cabeceou para o alto, sem chances para Rafael.

Ainda no primeiro tempo, aos 25 minutos, o time mineiro empatou. Thiago Neves recebeu de De Arrascaeta na área, girou e bateu firme. A bola passou rente à trave esquerda do goleiro Arnaldo Giménez.

Na segunda etapa, aos 21 minutos, ocorreu a virada cruzeirense. Ábila foi lançado na frente, ganhou a disputa no corpo com Servín, driblou Arnaldo Giménez e bateu para o gol: 2 a 1.

O jogo

Por ser o dono da casa, o Cruzeiro começou o jogo sendo o clube que comandaria o ritmo. O time celeste trocava passes no campo defensivo, buscando o melhor espaço e tentando criar a melhor oportunidade. Por outro lado, a proposta de jogo do Nacional estava bem definida: esperar e buscar um contra-ataque rápido, talvez lutando por uma bola.

Essa bola, no entanto, chegou aos 4 minutos do primeiro tempo. Após falta próximo a área, Jonathan Santana desviou de cabeça e mandou para o fundo da rede.

Após sofrer o tento, o Cruzeiro passou a ser mais intenso, buscando resultado a todo custo. Isso, entretanto, acarretava perigo na parte defensiva, deixando a zaga bastante exposta.

Mas, aos 25 minutos, Thiago Neves resolveu. O Cruzeiro martelou em busca de seu gol e conseguiu. O camisa 30 recebeu na área, levou para a perna esquerda e colocou no canto do goleiro para dar o empate.

As equipes voltaram frias para o segundo tempo. O Cruzeiro buscava mais um gol, mas encontrava dificuldades para encontrá-lo, enquanto o Nacional já não tinha forças para ir ao ataque.

O técnico Mano Menezes observou que sua equipe já estava um pouco desgastada e resolveu fazer uma alteração. O comandante colocou Ramon Ábila na vaga de Rafinha. No esquema, Rafael Sóbis foi deslocado para a ponta, deixando o argentino centralizado.

Minutos após a entrada, Ábila marcou seu gol. Em chutão da zaga, o camisa 9 batalhou para ficar com a redonda, conseguiu e, de quebra, driblou o goleiro para marcar a virada.

Fonte: ESPN