Polícia flagra comércio de material para munição e prende comerciantes

Uma operação da Polícia Civil em parceria com a PM resultou na prisão em flagrante de três pessoas, sendo dois comerciantes em Valença, município a 210 km de Teresina. Foram nove mandados de busca e apreensão expedidos e cumpridos na manhã desta sexta-feira (9). Os comerciantes foram autuados por comércio ilegal de munição , armas e material para confecção de munição. O terceiro preso foi autuado por tráfico de drogas.

Os presos foram identificados pelo delegado Paulo Gregório como:  Antônio Carlos de Souza - Baiano, Elison de Sousa Costa e Alcides José de Sousa.  A Polícia chegou aos suspeitos após denúncias anônimas e em quatro locais diferentes flagrou a venda de armas e drogas. 

Segundo o delegado, os comerciantes não fabricavam a munição. "O material apreendido com eles era utilizado para preencher os estojos que serviam de munição para espingardas", completou o delegado.

Com Antônio Carlos foram apreendidas 12 trouxas de maconha, um saco com outra pequena quantidade da droga e R$ 120. Com Alcides foram apreendidos 62 estojos de munição calibre 36, 59 estojos de munição calibre 32, 18 de calibre 20, 15 latas de espoletas, 29 tubos de pólvora (preta, azul e vermelha), um estojo calibre 12, pouco mais de 30 kg de chumbo e vários cartões de aposentados. O comerciante recebia os cartões para pagamento de despesas dos clientes em seu comércio.

Elison Costa foi detido com uma balança digital de precisão, 262 tubos de pólvora de diversas marcas e cor, 2.500 espoletas, 576 munições de calibres 22, 32 e 38. 157 caixas de espoletas variadas, 604 cartuchos e munições de calibres 12, 16, 20, 24, 28, 36 9.1 e 50 kg de chumbos. 

Todos foram levados para delegacia onde foram autuados em flagrante e encontram-se a disposição da Justiça. A operação durou toda esta sexta-feira (9) e envolveu além da Polícia Civil, policiais da Força Tática do município.

Rayldo Pereira rayldopereira@cidadeverde.com