Vitamina C pode reduzir eficácia dos remédios contra o câncer

Os suplementos de vitamina C poderiam reduzir a eficácia dos remédios contra o câncer, revelou um estudo publicado na revista "Cancer Research".

Segundo cientistas do Centro Oncológico Memorial Sloan-Kettering, em testes de laboratório foi mostrado que, quando usados com a vitamina, os medicamentos eliminaram entre 30% e 70% menos células cancerígenas que outros remédios.

Além disso, quando implantaram células humanas em ratos, os cientistas constataram que, ao se administrar suplementos da vitamina nos roedores duas horas antes da quimioterapia, aumentou-se o desenvolvimento dos tumores.

Segundo os pesquisadores, a vitamina C é necessária para a dieta ou para combater princípio de escorbuto. No entanto, não seria aconselhável tomar suplementos da vitamina durante a quimioterapia, assinalaram.

Segundo Mark Heany, um dos cientistas que liderou o estudo, a explicação estaria no fato de que a vitamina C protege a mitocôndria da célula, que é a fonte de energia de uma célula cancerígena.

O objetivo central da quimioterapia é precisamente destruir a mitocôndria nessas células.   Fonte: Folha Online redacao@cidadeverde.com  
Tags: