Neymar participa dos 3 gols, e PSG vence duelo dos '100%'

Desta vez não teve gol ou assistência. Mesmo assim, Neymar não deixou de ser importante em mais uma vitória do Paris Saint-Germain, já que ele participou da jogada de todos os gols da vitória por 3 a 0 sobre o Saint-Étienne, em casa, pela abertura da quarta rodada do Campeonato Francês.

Edinson Cavani, duas vezes, e Thiago Motta marcaram os gols do confronto. Neymar, que soma três gols e três assistências em três partidas na Ligue 1, deu o passe para Cavani sofrer o pênalti no primeiro gol no Parque dos Príncipes, cobrou a falta em que saiu o segundo e ainda tocou para Meunier servir Cavani, que fechou a conta.

Com o resultado, o PSG chega a 12 pontos em quatro partidas, algo que só havia alcançado em outras três temporadas: 1985-86, 1992-93 e 2015-16. Na primeira e na última acabou como campeão nacional.

Já o Saint-Étienne, que também vinha perfeito até aqui e sequer havia sido vazado, estaciona nos nove pontos. Dessa forma, somente o Monaco, que recebe o Olympique de Marselha no domingo, pode seguir empatado em pontos com os parisienses ao fim da jornada.

A partida desta sexta ainda contou com um espectador ilustre. De férias, o armador Stephen Curry, campeão da NBA com o Golden State Warriors, acompanhou in loco e mostrou ser 'pé quente'. Além disso, também houve estreia na equipe de Unai Emery, que mandou o lateral esquerdo Yuri Berchiche a campo aos 35min do segundo tempo. O ex-jogador da Real Sociedad custou 16 milhões de euros nesta janela do mercado e chegou para o lugar de Maxwell, que se aposentou. 

Pela próxima rodada do Campeonato Francês, o PSG visitará o Metz no Saint-Symphorien, em 9 de setembro (sábado), às 15h (de Brasília). No mesmo dia e horário, o Saint-Étienne receberá o Angers no Geoffroy-Guichard.

Em um jogo pouco movimentado, os mandantes abririam o placar na primeira  boa chance que tiveram, com uma penalidade aos 20min. Após belo passe de Neymar, Cavani caiu após leve puxão de Janko na área, e o árbitro Clement Turpin marcou pênalti polêmico. O próprio uruguaio foi para a cobrança e não deu chances ao goleiro Ruffier. O lance representou a única finalização do PSG no alvo durante os primeiros 45 minutos.

Os visitantes quase empataram minutos depois, quando Bamba saiu completamente livre e, cara a cara com Areola, parou no arqueiro. Na sequência do duelo, o Saint-Étienne marcava com eficiência o poderoso time adversário, não era incomodado, mas também pouco fazia. Aos 44min, Bamba chutou com desvio à esquerda da meta. Foi muito pouco para que houvesse um segundo gol na partida antes do intervalo.

A falta de brilho do PSG na etapa inicial contrastaria com seu início no segundo tempo. Logo aos 5min, Neymar cobrou falta rapidamente para a área, Marquinhos desviou para o meio e Thiago Motta, livre, soltou a pancada para o fundo do alvo. Os donos da casa ainda quase ampliaram pouco mais tarde com uma cobrança de falta de Di María na trave.

Os visitantes ficaram perto de descontar aos 27min, quando, em contra-ataque, Bamba parou em boa defesa de Areola. Pouco depois, Di María teve a chance de matar o jogo de vez ao disparar sozinho pelo campo ofensivo, mas avançou demais e mandou a bola pela linha de fundo. De qualquer forma, ainda vinha mais.

Pouco depois de Ruffier fazer excelente defesa de mão trocada em conclusão de Lo Celso, o PSG conseguiria o terceiro. Aos 44min, Neymar fez bom passe na direita para Meunier, que, completamente livre, cruzou rasteiro para Cavani fazer de letra e chegar a cinco gols na competição, igualando-se a Falcao García, do Monaco, na artilharia. 

Mesmo sem uma atuação brilhante, o PSG tirou o 100% do Saint-Étienne e segue perfeito no Francês.

Fonte: ESPN